CBAt eleita melhor confederação de atletismo pela WA

Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ganhou prêmio da World Athletics, a federação internacional da modalidade

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é a melhor federação de atletismo do mundo no ano. A entidada foi a vencedora do World Athletics Awards 2022 na categoria Federação-Membro. O anúncio foi feito neste sábado (3), pelo website e redes sociais da World Athletics, um presente mais que especial de aniversário para a CBAt que completou 45 anos na sexta-feira – foi fundada no dia 2 de dezembro de 1977.

+ CBAt abre votação online do Atleta da Galera de 2022

O Member Federation Award homenageia um órgão de gestão do atletismo nacional que foi além de servir seus atletas, fãs e comunidade. As federações indicadas eram Confederação Brasileira de Atletismo (América do Sul), Associação Guam de Pista e Campo (Oceania), Associação Administrativa do Atletismo da Jamaica (NACAC), Atletismo Quênia (África), Associação da Coreia de Federações de Atletismo (Ásia) e Real Federação Espanhola de Atletismo (Europa).

“Queremos ser exemplo para as 27 federações, que elas entendam e que queiram também ser as melhores do Brasil. Queremos que os atletas e treinadores entendam que torcemos por eles, mas também fazemos a nossa parte, nos esforçamos para ser os melhores do mundo, como eles fazem, todos os dias. É a busca permanente pela excelência”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, que recebeu o troféu, trazido de Roma (ITA) por Hélio Gesta de Melo, presidente da Sul-Americana, que participou da reunião do Conselho da World Athletics.

Sucesso organizando eventos internacionais

A WA explicou que a CBAt recebeu seis eventos internacionais com sucesso em 2022: os Campeonatos Sul-Americanos Sub-18 e Sub-23; os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country; o GP Internacional Loterias Caixa Brasil meeting do World Athletics Continental Tour Bronze; e o Grande Prêmio Internacional Loterias Caixa São Paulo. O presidente da World Athletics Sebastian Coe esteve no Brasil para o Sul-Americano Sub-18, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo. Ele viu a organização de perto, participou de premiações e interagiu com os jovens atletas da América do Sul.

A humanização das competições – com recorevy e planos de saúde para atletas e diálogo com a comunidade – foi destacada pela WA e a Sul-Americana. A comunicação aberta pelo presidente da CBAt com a comunidade integra essa humanização. “Eu tenho muito orgulho de tratar a comunidade do atletismo com a importância que ela tem, de ver as competições humanizadas. Gosto de estar nas competições e sei que esse diálogo estabelecido contribuiu pra esse prêmio”, disse Wlamir que está sempre presente nos estádios e chega a receber 500 mensagens por celular num único dia, vindas de integrantes da comunidade do atletismo.

A WA destacou ainda que a CBAt garantiu acordos revolucionários de patrocínios – com as Loterias Caixa, patrocinadora máster do atletismo brasileiro; a Puma (agora ampliado até 2032, incluindo três ciclos olímpicos, por um período longevo de dez anos); e a Prevent Senior NewOn -, beneficiando os atletas de elite, além de impulsionar o esporte nas bases. As Loterias Caixa, inclusive, farão um bilhete em um dos sorteios para marcar a conquista de CBAt campeã do mundo na gestão do atletismo nacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa