Altobeli e Eunice Willers vencem a Maratona de Curitiba

Olímpico Alboeli da Silva e paranaense Eunice Willers vencem Maratona de Curitibva, no Paraná

O paulista Altobeli Santos da Silva e a paranaense Marlei Eunice Willers venceram a Maratona de Curitiba Rumo 2022, que teve largada na Praça Nossa Senhora de Salete, neste domingo (20). A prova de 42,195 km recebeu o Selo Ouro e o Permit 14/2022 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição também teve percurso de meia maratona, 10km, 5km e para cadeirantes.

+ Ana Marcela Cunha realiza cirurgia no ombro esquerdo

Atleta olímpico dos 3.000m com obstáculos, Altobeli Silva venceu a maratona masculina com 2h18min13s. Ele foi seguido pelo pernambucano Wellington Bezerra da Silva, também olímpico, com 2h20min02s. Justino Pedro da Silva completou o pódio (2h20min42s), enquanto Edson Amaro dos Santos (2h21min12s) e Givaldo Araújo Sena (2h22min56s) ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.

“Eu abri mão de muita coisa para chegar até aqui. Fiquei quase um mês treinando em Campos do Jordão (SP), longe de todos. É muita dedicação. Eu me preparei muito para essa estreia na maratona. Apesar de ser minha primeira prova na distância, já são 14 anos de atletismo. Estou muito feliz com o resultado, a prova foi muito boa”, afirmou Altobeli, instantes depois de completar a distância. “Quero viajar mais, treinar fora e buscar a vaga da maratona nas Olimpíadas de Paris”, finalizou.

Disputa feminina

Eunice Willers Maratona de Curitiba
Eunice Willers na chegada da maratona paranaense (Foto: Divulgação)

No feminino, a vitória foi da paranaense Marlei Eunice Willers, de 44 anos, com 2h47min58s, seguida de Elisângela Ferreira de Oliveira (2h54min49s) e Renata Moreno (2h59min42s). Conceição Carvalho de Oliveira (3h13min39s) e Denise Benetti Ramirez (3h18min10s) terminaram na quarta e quinta colocações, respectivamente.

“Estou muito feliz com o resultado. Apesar de morar no Rio Grande do Sul, eu sou paranaense e estou orgulhosa de vencer a prova no meu Estado. A corrida foi fantástica, senti uma emoção única ao entrar na avenida e ouvir o público gritando meu nome”, disse Marlei, após cruzar o pórtico de chegada na Praça Nossa Senhora da Salete.

Maratona de Curitiba com bom público

O tempo bom e temperatura agradável em Curitiba neste domingo foi favorável não apenas ao desempenho dos atletas. O público também marcou presença na arena montada na Praça Nossa Senhora da Salete para acompanhar a maratona em transmissão ao vivo em telão e assistir os vencedores cruzarem a linha de chegada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A primeira edição da Maratona de Curitiba foi realizada em 1997. Desde então, ocorre no terceiro final de semana de novembro. A competição volta a ser disputada após dois anos, em função da pandemia da COVID-19.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa