Piu briga por Prêmio Melhor Atleta da World Athletics; vote!

Alisson dos Santos fechou a temporada invicto nos 400 m com barreiras, incluíndo a medalha de ouro no Campeonato Mundial e o título da Liga Diamante

O brasileiro Alison dos Santos, também conhecido como Piu, é um dos dez finalistas do Prêmio Melhor Atleta de 2022 no atletismo, selecionados pela World Athletics (WA). A escolha é aberta ao público e vai até segunda-feira (31). A votação é pelas plataformas de mídia social da WA: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Um ‘like’ ou um retweet no Twitter contará como um voto.

Alisson dos Santos fechou a temporada invicto nos 400 m com barreiras, incluíndo a medalha de ouro no Campeonato Mundial e o título da Liga Diamante, essa última o principal circuito de atletismo no mundo. Piu, de 22 anos, correu três vezes abaixo dos 47 segundos em 2022 e fecha o ano como líder do ranking, que dominou desde o início da temporada. A melhor marca no ano é 46s29, tempo da medalha de ouro e do título do Mundial de Eugene, Oregon.

Votação

A fase preliminar da escolha do Prêmio Melhor Atleta indicará os cinco concorrentes que prosseguem na disputa. Os vencedores – no masculino e feminino – serão anunciados também pelas plataformas de mídia social no início de dezembro e receberão o prêmio no World Athletics Awards 2022, a tradicional festa de fim de ano da entidade.

Os 10 indicados foram selecionados por um painel internacional de especialistas em atletismo, composto por representantes de todas as seis áreas continentais do esporte. Os atletas tiveram os nomes escolhidos em função dos desempenhos no Mundial Outdoor do Oregon, no Mundial Indoor de Belgrado e no circuito da Liga Diamante.

Os integrantes do Conselho Mundial de Atletismo e da Família Mundial de Atletismo votarão por e-mail, enquanto os fãs participarão online. O Conselho Mundial contará para 50% do resultado, enquanto os votos da Família Mundial e os votos do público contarão cada um para 25%.

Adversários

Além de Alison dos Santos, foram indicados Kristjan Ceh (SLO), do lançamento do disco; Armand Duplantis (SWE), recordista mundial do salto com vara; Soufiane El Bakkali (MAR), nos 3.000 m com obstáculos; Grant Holloway (USA), nos 110 m com obstáculos; Jakob Ingebrigtsen (NOR), nos 1.500 e 5.000 m; Eliud Kipchoge (KEN), na maratona; Noah Lyles (USA), nos 200 m; Anderson Peters (GRN), no lançamento do dardo; e Pedro Pichardo (POR), no salto triplo.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa