Centro Olímpico é campeã do Brasileiro Sub-16 de atletismo

Centro Olímpico leva o título geral do Brasileiro Sub-16 de atletismo. Juliany Costa e Lucas Rosa foram eleitos os melhores da competição

A AD Centro Olímpico de São Paulo é a campeã brasileira sub-16, categoria de entrada nas competições nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo. A equipe venceu pela sétima vez o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, encerrado neste domingo (16/10), após três dias de disputas, no Complexo Esportivo de Timbó, Santa Catarina. Em 12 edições (em 2020 a competição não foi realizada) o Centro Olímpico ficou com o título em 7 delas – 2011, 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022.

+ Rayssa Leal é bicampeã do STU Open Rio sem dar chances às rivais

O Centro Olímpico venceu na classificação geral, com 147 pontos, e também no feminino, com 95 pontos. No masculino, ficou em segundo lugar, com 51 pontos, atrás da Corville (SC).

“Esse sétimo título em 12 edições do Brasileiro Sub-16 é muito importante. São várias gerações passando e vencedoras. Isso consolida o nosso trabalho de formação. Nada seria possível sem o longo apoio da Prefeitura de São Paulo”, afirmou o treinador Victor Fernandes, coordenador de Atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, que trouxe para o Brasileiro um time de 27 atletas.

Destaques

Juliany e Lucas posam para foto
Juliany Costa e Lucas Rosa (Foto: André Schroeder/CBAt)

Juliany Costa (Geração Atletismo Cianorte-PR) e Lucas Rosa (Corville-SC) foram eleitos os melhores atletas da competição. Neste domingo (16), os dois venceram a disputa dos 300m com barreiras. Juliany já havia vencido os 1.000 m com obstáculos, com 3:14.25, e agora levou os 300m com barreiras, com 45.50, assumindo a liderança do Ranking Brasileiro. Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPMP-SP) garantiu a prata, que perdeu no finzinho, por um centésimo de segundo, com 45.51, seguida de Larissa Schon de Morais (AABB- Atletismo Cascavel-PR), com 45.68.

“Fiquei com receio de não cruzar em primeiro porque a chegada foi apertada e era meu objetivo vencer as duas provas. Eu saí fraco e, talvez, se tivesse conseguido largar melhor o tempo também teria sido mais rápido; mas foi uma prova muito equilibrada”, disse Juliany, que treina com Tamires Aparecida dos Santos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Lucas Rosa venceu os 300m com barreiras com um tempo 37.97. Ele comemorou também o seu segundo ouro na competição, depois de vencer os 100m com barreiras no sábado (15). “Foi uma corrida muito boa, controlei desde o início”, disse Lucas de Almeida, que sonha com um dia estar numa seleção brasileira e disputar um Campeonato Mundial de Atletismo. Ele tem como ídolo Alison dos Santos, campeão mundial dos 400m com barreiras. Tiago Guiotti Bomfim (CORDF-DF) garantiu a prata, com 39.78, seguido de Lukas Gabriel de Sousa (Geração Atletismo Cianorte-PR), com 39.79.

Com os bons resultados, Juliany Costa e Lucas Rosa foram eleitos os melhores atletas individuais da competição no feminino e do masculino.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa