Valdileia Martins ganha 1º ouro do atletismo em Assunção

Valdileia Martins foi a campeã do salto em altura e levou o primeiro ouro do Time Brasil no atletismo nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022

Começou, nesta quarta-feira (12), a disputa do atletismo nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022. O Time Brasil já garantiu quatro medalhas na modalidade. Valdileia Martins e Sarah Freitas fizeram uma dobradinha no salto em altura, levando o ouro e o bronze respectivamente. Viviane Lyra levou a prata na marcha atlética 20km, enquanto Caio Bonfim ficou com o bronze na versão masculina da prova.

+ Brasil ganha mais três medalhas na canoagem velocidade

A primeira medalha dourada do Brasil no atletismo veio no salto em altura feminino. Valdileia Martins conseguiu saltar para 1,87m para levar o ouro na prova, ficando apenas um centímetro atrás da sua melhor marca pessoal. A campeã sul-americana ficou próxima de passar 1,90m, mas derrubou a barra na finalização do salto.

A prata no salto em altura foi para Glenka Antonia, de Curaçao. Ela saltou 1,81m para levar a primeira medalha da ilha caribenha em Assunção-2022. Já o bronze também foi para o Time Brasil. Sarah Freitas alcançou a altura de 1,78m para subir ao pódio dos Jogos Sul-Americanos.

Sarah Freitas passa por cima do sarrafo
Sarah Freitas levou o bronze no salto altura em Assunção (Foto: Wander Roberto/COB)

Medalhas na marcha

O Brasil também levou duas medalhas na marcha atlética, nas provas de 20km. No feminino, Viviane Lyra ficou com a prata, ao completar a distância em 1h32min31s. A equatoriana Glenda Morejon foi a campeã da prova, com 1h31min34s, enquanto o bronze ficou com a peruana Evelyn Inga, com 1h35min49s.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na prova masculina, Caio Bonfim marchou os 20km em 1h21min01s para levar a medalha de bronze em Assunção. O Equador fez uma dobradinha na disputa, com ouro para Brian Pintado (1h19min43s) e prata para Alexander Hurtado (1h20min44s).

Outras provas

No lançamento de martelo, Mariana Marcelino ficou em quarto lugar. Ela conseguiu 59,79m no seu melhor lançamento na final em Assunção. A vitória foi da venezuelana Rosa Rodrigues, com 68,90m. Prata para a colombiana Mayra Gaviria (65,40), enquanto a peruana Ximena Zorilla levou o bronze (62,78m).

Na decatlo, já foram disputadas três das dez provas da competição: 100m, salto em distância e arremesso do peso. Felipe Vinícius dos Santos é o líder da competição com um total de 2489 pontos. Ele foi o melhor nos 100m (10s50), o segundo no salto em distância (6,99m) e o terceiro no arremesso de peso (13,58m). José Fernando Ferreira é o quarto colocado na classificação geral com 2319 pontos até o momento.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Assunção 2022Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa