Brasileiro de Atletismo sub-18 se encerra com recorde no heptatlo

Júlia Marconato Leite quebra recorde nacional do heptatlo no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-18.

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 terminou na tarde deste domingo (21), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), em Bragança Paulista (SP). O destaque foi a paulista Júlia Marconato Leite (SEL/CBM-SP), que quebrou o recorde brasileiro da categoria no heptatlo. Todos os campeões em provas individuais garantiram vaga na disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria, que será de 9 a 11 de setembro, em São Paulo.

+Gabrielly Neves conquista título brasileiro de atletismo sub-18 na marcha atlética

Júlia Marconato, de 17 anos, somou 5.178 pontos em dois dias de competições do heptatlo. O recorde anterior era de Ana Luísa Couto, da Orcampi-SP, com 5.150 pontos. Foi também recorde do campeonato brasileiro de atletismo sub-18. Isabela Beatriz Teixeira (ADC São Bernardo-SP) ficou em segundo lugar, com 4.459, seguida de Thaynara Alves (AABLU-SC), com 4.348 pontos.

“Não melhorei nenhuma marca em nenhuma das provas, mas foi um resultado constante em todas. O primeiro dia de disputas, com frio e muito vento, foi bem difícil. Mas no segundo dia eu voltei de cabeça erguida, o clima melhorou e a medalha veio com o recorde”, comentou Júlia Marconato, que agora vai disputar o heptatlo nos Jogos Escolares de Aracaju e o Sul-Americano Sub-18.

“No Sul-Americano, vou para melhorar todas as minhas marcas e ir ao pódio”, disse a atleta do hepatlo, que está no terceiro colegial e tem fama de boa estudante. “Eu sou muito ‘caxias’, gosto de estudar”, diz a aluna do SESI-Marília, cidade em que nasceu. “Eu não queria mais ficar no vôlei quando abriu vaga no atletismo e o Lecão, do SESI, me indicou”, completou Júlia, referindo-se ao treinador Alecsandro Ramos. 

Gêmeas fazem dobradinha nos 3.000m

As gêmeas Ana e Helena Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR) também brilharam no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-18 ao conquistar o ouro e a prata nos 3.000m, invertendo a posição que elas conseguiram nos 1.500 m na sexta-feira (19). Neste domingo, Ana venceu com 10:38.08 e Helena completou a prova em 10m38s57. Aos 16 anos, elas são treinadas por Dione D’Agostini Chilemi. Lea Mendes (Pinheiros-SP) terminou em terceiro, com 10m55s12.

Nos 3.000 m masculino Samuel Costa Santana (Atletismo Casa do Garoto/Tupã-SP) foi o campeão, com 9m04s09, seguido de João Pedro Alves (Barra do Garças-MT), com 9m13s27, e de Diego Lucilo Coelho Vasconcelos (Luasa-SP), com 9m21s02.

Indígena é destaque

Outro destaque foi o indígena Yuri Moreira Benites (Mbyjarã – Guarani/Kaiowá-MS), que venceu o lançamento do dardo, com 71,18 m. Foi o seu terceiro título brasileiro, mas a primeira vez que supera os 70 metros. “Foi muito emocionante. Estava treinado para lançar bem para colocar o nome do meu povo lá em cima”, disse. Ele treina com dardos de bambu desde os 13 anos.

Yuri Moreira Benites, do lançamento do dardo
(Moisés Nascimento/CBAt)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT) ficou com a prata, com 70,18 m – também lançou acima dos 70 metros pela primeira vez – , seguido de Thiago Borges Santos Lacerda (Clã Delfos-MG), com 59,17 m.

Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP) também foi um dos destaque do último dia de competições ao ganhar, na mesma jornada, duas medalhas de ouro, no salto em altura (1,71 m) e no salto triplo (12,02 m).

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa