Gabriel Boza leva bronze no salto em distância do Mundial sub-20

Na última tentativa, Gabriel Boza conquista medalha de bronze do salto em distância no Mundial sub-20

Gabriel Boza conquistou, nesta terça-feira (2), a medalha de bronze na final do salto em distância do Campeonato Mundial de Atletismo sub-20, disputado em Cali, na Colômbia. O ouro ficou com o francês Erwan Konate (8,08m) e a prata com o cubano Alejandro Parada (7,91m).

(Foto: Mônica RF/CBAt)

No dia anterior, Gabriel Boza conseguiu se classificar para a final do salto em distância com dificuldade. Apesar de ter a terceira maior marca pessoal dentre os 26 competidores na fase classificatória, a vaga foi conquistada com o 11º melhor salto (7,60m). Nesta terça não foi diferente, Boza conquistou a medalha batendo o recorde pessoal na temporada no último salto 7,90m. 

O brasileiro se classificou para a disputa entre os oito melhores da final depois de marcar 7,72m, além de queimar a quarta tentativa e conseguir apenas 5,94m na penúltima. “Desde o início da prova, as primeiras duas corridas na marca que fiz foram fantásticas e eu estava me sentindo muito bem, com o coração pegando fogo, sabendo que conquistaria uma medalha. O Montanha [técnico] falou para mim que só precisava de um salto. Então, antes de começar minha corrida eu senti que seria medalhista e foi isso que aconteceu”, relatou Gabriel Boza. 

(Foto: Mônica RF/CBAt)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Boza ainda contou sobre sua superação em relação às dificuldades físicas e para treinar adequadamente antes do Mundial de Atletismo sub-20. “Apesar de estar sentindo algumas dores no tornozelo e não estar treinando em pista, pois está em reforma desde o troféu Brasil, mas eu não poderia levar isso como desculpa. Então,  coloquei isso na minha cabeça, também com muita fé e veio a medalha. Penso que sou um garoto que tem muito a aprender e, mesmo com todas essas adversidades, eu sou medalhista Mundial”, disse o brasileiro projetando o futuro da carreira.   

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa