Brasileiros fazem últimos ajustes para o Mundial do Oregon

Alison dos Santos, Thiago Braz, Darlan Romani, Caio Bonfim, Daniel Nascimento e Paulo Roberto Paula fazem os últimos treinos antes de seguir para os Estados Unidos

Os brasileiros seguem a preparação final para o Campeonato Mundial de Atletismo que será realizado na cidade de Eugene, no Oregon, Estados Unidos, entre os dias 15 a 24 de julho. O principal nome atualmente é Alison dos Santos nos 400 m com barreiras. Ele está invicto e tem o melhor tempo da temporada, a quinta maior de todos os tempos, vencendo as quatro provas da Diamond League que disputou em 2022. Alison, o Piu, está treinando no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, na Califórnia, acompanhado do treinador Felipe de Siqueira.

“Optamos por chegar a Eugene bem próximo da estreia, saindo de San Diego dia 13, para competir 16, e assim evitar o máximo possível contato externo e não sair da nossa rotina aqui de Chula Vista”, disse Felipe. “Estamos nos adaptando ao fuso horário de nove horas da Europa para os Estados Unidos e vamos ajustar ainda alguns detalhes. Vamos manter o Alison o mais saudável possível tanto física como mentalmente. Nosso objetivo é ele conseguir o melhor resultado do ano no Mundial.”

Thiago Braz e Darlan Romani

Thiago Braz atletismo salto com vara diamond league Estocolmo
Thiago Braz chegou duas vezes perto dos seis metros esse ano (instagram/thiagobrazpv)

O campeão olímpico no Rio-2016 e bronze em Tóquio-2021 no salto com vara, Thiago Braz, também vem de grande resultado na Diamond League, saltando 5m93 a melhor marca dele ao ar livre desde a final dos Jogos do Rio de Janeiro. Ele tem base de treinamento em Fórmia, Itália, e conta com o apoio do treinador ucraniano Vitaly Petrov. A partir desta quarta-feira (6), Braz passa pela preparação final, também em Chula Vista, na Califórnia, até o dia 19. “Agora vamos ajustar os últimos detalhes. Um centímetro de cada vez”, escreveu o brasileiro em suas redes sociais. Vale lembrar que Thiago Braz foi vice campeão mundial indoor saltando 5m95 em março.

+ Piu e Braz mostram força antes do Mundial do Oregon

Darlan Romani, do arremesso do peso, foi campeão mundial indoor e entrou na última semana de preparação no Centro de Treinamento de León, na Espanha, acompanhado do especialista cubano Justo Navarro. Eles ficam no CT até o dia 11 julho, depois seguem para os Estados Unidos, para se adaptar ao clima e fuso horário do Mundial de atletismo. “Estamos dando 300% e fazendo tudo o possível”, comentou o quarto colocado nos Jogos de Tóquio.

Darlan Romani atletismo arremesso do peso Mundial de Atletismo oregon
Darlan foi campeão mundial indoor em Belgrado (Wagner Carmo/CBAT)

Marcha e Maratona

Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Atletismo de Londres-2017 nos 20 km marcha atlética, está em Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos, para um treinamento de altitude, já que a cidade fica a mais de 2,1 mil metros em relação ao nível do mar. Ele fica lá até o dia 13 de julho e depois segue para Oregon, onde compete nos dias 15 (20 km) e 24 de julho (35 km). Está acompanhado de sua mãe e treinadora Gianetti Bonfim. “Está seguindo tudo certo, conforme o planejado”, disse Gianetti. “Muitos treinos, bom treinos.”

O brasileiro Caio Bonfim disputou o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em março de 2022
Caio Bonfim disputou o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em março de 2022 (CBAt)

Outros dois atletas estão treinando no exterior, ambos da maratona. Daniel do Nascimento está Kaptagat, no Quênia, a 2,8 mil metros m de altitude, para a preparação final visando o Mundial de Oregon. “Está tudo certo, tem a natureza, é livre de trânsito e poluição. Estamos bem”, comentou o treinador Jorge Luiz da Silva, o Jorginho, que o acompanha. Daniel é o recordista sul-americano dos 42,195 km, com 2h04min51. Ele deve seguir para os Estados Unidos no dia 12. Já Paulo Roberto de Almeida Paula faz a preparação na região do Porto, em Portugal, acompanhado do irmão gêmeo e treinador Luiz Fernando Paula. “Fizemos o último apronto para o Mundial no fim de semana. O Paulo está bem, sem nenhuma dor muscular e a partir de agora vamos começar a soltar o treino”, informou Luiz Fernando.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa