Ana Caroline Silva é 3ª do Brasil na história do arremesso de peso

Ana Caroline Silva vence arremesso de peso do SEC Championships com 18,46m, terceira melhor marca do Brasil na prova

A jovem Ana Caroline Silva estabeleceu a terceira melhor marca do Brasil no arremesso de peso feminino nesta sexta-feira (13). Ela marcou 18,46m para vencer o Southeastern Conference Championship – campeonato de atletismo de uma das conferências universitárias dos Estados Unidos -, disputado em Oxford. A atleta acresceu 90 centímetros ao seu antigo recorde pessoal.

+ Alison dos Santos vence etapa de Doha da Diamond League

Além de ser a terceira melhor marca brasileira de todos os tempos no arremesso de peso, o 18,46m de Ana Caroline Silva também foi o recorde da Universidade da Geórgia, instituição onde ela estuda, e a segunda melhor marca da NCAA (associação que organiza o esporte universitário norte-americano) nesta temporada.

O recorde brasileiro da prova é de Elisângela Adriano, de 19,30m, feito em 2001. Geisa Arcanjo, que recém se aposentou, é dona da segunda melhor marca da história. Já neste ano, Ana Caroline Silva tornou-se líder absoluta do ranking brasileiro, tendo superado o 17,74m feito por Livia Avancini em fevereiro.

Como foi a final

Na competição universitária, Ana Caroline Silva fez seis arremessos acima dos 16 metros, batendo o recorde pessoal por duas vezes. Em sua primeira tentativa, marcou 16,84m e aparecia em tereceiro lugar. Em seguida, ganhou uma posição ao marcar 17,59m, aumentando em 3cm seu recorde pessoal. Depois, teve uma sequência de 16,99m, 16,71m e 16,09m antes de estabelecer a marca histórica, o 18,46m.

A segunda colocação do SEC Championships ficou com a britânica Divine Oladipo, de Vanderbilt, com 17,97m, também recorde pessoal. A norte-americana Latavia Maines, do Tenessee, fechou o pódio com 17,63m. A competição desta temporada foi disputada no Ole Miss Track and Field Complex, na Universidade do Mississipi.

Top-15 mundial

Vale destacar que Ana Caroline Silva, que tem 23 anos, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021, com 16,86m, à época seu recorde pessoal. Somente este ano, ela já melhorou esta marca oito vezes, incluindo nesta sexta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O 18,46m de Ana é a 14ª melhor marca do mundo no arremesso de peso neste ano. A liderança do ano é da portuguesa Auriol Dongmo, com 19,68m. O índice para o Mundial de Oregon, que aconterá em julho, é de 18,50m.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa