Atletismo mostra diversidade de regiões no Brasileiro sub-20

A quarta etapa do Brasileiro sub-20 de atletismo foi marcada pela diversidade da origem dos atletas que foram aos pódios

O atletismo tem polos importantes espalhados por todo o país. Um exemplo disso foram as finais dos 800m do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, disputada na tarde deste sábado (23), no Estádio do Centro Olímpico, em São Paulo-SP. O potiguar Gabriel Porfírio dos Santos (AERO-RN), de 18 anos, e a mato-grossense Júlia Silva Gonçalves (Barra do Garças-MT), de 16 anos, venceram bem a final por tempo.

+ Vanessa dos Santos bate recorde e é a número 1 do mundo no sub-18

Campeão sul-americano sub-18 no ano passado em Encarnación, no Paraguai, Gabriel Porfírio fez uma prova bem disputada e ganhou o ouro com 1:53.11. “Esperava lutar por uma medalha e, claro, fiquei muito satisfeito com o ouro”, disse o atleta nascido em Canguaretama.

“O objetivo agora é melhorar meu resultado e brigar por um lugar no pódio também no Campeonato Pan-Americano Sub-20 do Rio de Janeiro”, completou o corredor, que treina com Antônio Carlos Carvalho da Silva na cidade de Baía Formosa, que fica a cerca de 100 km de Natal. Baía Formosa ficou famosa por ser a terra de Ítalo Ferreira, campeão olímpico de surfe no Japão.

Na prova masculina, Victor Augusto Carpeggiani (Balneário Camboriú-SC) ficou com a medalha de prata, com 1:53.40. Marcos Vinícius da Silva Marcondes (Barra do Garças-MT) levou o bronze, com 1:54.64.

800m feminino

Já Júlia Gonçalves é uma veterana de pódios nos Campeonatos Brasileiros, apesar da pouca idade. Ela ganhou no ano passado o título dos 800 m no Sub-18 e dos 1.000 m do Sub-16. Ela completou as duas voltas na pista em 2:16.00.

Júlia Gonçalves, do centro-oeste, foi a vencedora dos 800m rasos no Brasileiro sub-20 de atletismo
Júlia Gonçalves na chegada dos 800m (Foto; Wagner do Carmo/CBAt)

“Fiquei feliz com a vitória, mas esperava um tempo em torno de 2:13 ou 2:14. Não foi desta vez”, comentou a atleta, que esperava ser mais rápida no Pan do Rio. “Tenho condições de correr melhor e vou treinar para isso”, concluiu a corredora nascida em São José do Xingu e que é orientada pelo professor Sivirino Souza dos Santos.

Stefany dos Santos Ribeiro (AASF-BA) garantiu a prata na disputa, com 2:17.09, seguida de Dhenifer Fernandes Vaz (FECAM/ASSERCAM-PR), com 2:17.52.

Outras finais

No decatlo, a vitória foi do mineiro Luiz Arthur Caetano da Silva Santos (APCEF/MG), que somou 6.461 pontos em dois dias de disputas. José Darlan Souza de Lima (Sport Club do Recife-PE) foi o segundo colocado, enquanto Vítor Lazarim (Barra Bonita-SP) assegurou a terceira posição no pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Kaue Orvalho Domingues (IEMA-SP) venceu a final dos 5.000m (15.51.51). Gustavo Felipe da Costa (Atletismo Casa do Garoto/Tupã) foi prata, com 16.04.72, seguido por Vitor Miguel Redlinski (FME Timbó, com 16.10.97).

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo prossegue até a tarde deste domingo (24) reúne cerca de 700 atletas de 125 clubes de 23 Estados e do Distrito Federal. 

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa