CBAt fecha parceria técnico-científica com o NAR-SP

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai oficializar parceria com o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP) para cooperação técnico-científica pelo desenvolvimento da modalidade. A parceria é de longo prazo, para a melhoria dos resultados em Mundiais e Jogos Olímpicos, por meio da realização de cursos e clínicas e da inserção cada vez maior da ciência na formação dos treinadores brasileiros.

O presidente do Conselho Administrativo Wlamir Motta Campos e o diretor executivo Claudio Castilho, da CBAt, foram recebidos no NAR-SP pelo diretor técnico Irineu Loturco para conversas sobre a formalização e ampliação da parceria entre as entidades. “O NAR ao longo dos anos vem recebendo treinadores e atletas do atletismo, da base ao altíssimo rendimento, contribuindo muito para o desenvolvimento do nosso esporte”, ressaltou Wlamir.

+CBAt convoca técnicos para Jogos Sul-Americanos da Juventude

O treinador Victor Fernandes, que já integrou diversas seleções brasileiras de atletismo, também atua no NAR-SP como supervisor.

A parceria possibilitará o repasse de materiais para o NAR, além do apoio institucional para a reforma da pista de atletismo, equipamentos de importância estratégica para a CBAt. Já foram, inclusive, entregues no NAR-SP medicine balls de vários pesos, trenós, e paraquedas usados no treinamento de velocistas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Uma das entidades com maior volume de publicações científicas no mundo sobre desempenho esportivo no atletismo e em outros esportes (tem mais de 170 trabalhos aceitos em revistas científicas internacionais), recebendo alunos de pós-graduação de diferentes países e estados, o NAR-SP fica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo.

É um centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos, focado no alto rendimento de atletas e equipes profissionais. Foi inaugurado em 2011, uma idealização dos empresários Abilio Diniz e João Paulo Diniz, e de Irineu Loturco, cientista do esporte e diretor técnico do núcleo.

“Recebemos a CBAt no NAR-SP com muita alegria. É uma das maiores confederações esportivas do país e temos grande interesse em ampliar ainda mais os estudos científicos nesta área e potencializar o desenvolvimento do atletismo no Brasil”, afirmou Irineu Loturco.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa