Brasileiro Sub-20 terá atletas qualificados para Mundial de Cáli

Quarto colocado na prova do salto em distância no Mundial Sub-20 de Nairóbi-2021, Gabriel Luiz Boza já está qualificado para o Mundial de Atletismo Sub-20 de Cáli, que será disputado de 1 a 6 de agosto, na Colômbia. Ele faz parte de um grupo de cinco atletas na categoria masculina com índices reconhecidos pela CBAt e inscritos para o Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, que será disputado de sexta-feira (22/4) a domingo (24/4), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

A competição terá acesso gratuito para o público, sem a necessidade de ingresso, mas há a sugestão da CBAt de os fãs de atletismo doarem um quilo de alimento não perecível para assistência social. O evento terá ainda transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação.

+Com bronze em Seul, Danielzinho bate recorde sul-americano da maratona

“Este ano é realmente muito importante e com grandes competições. Além do Mundial teremos o Pan-Americano de Atletismo Sub-20”, comentou Gabriel, de 19 anos. “Ano passado foi de aprendizado, o que certamente me ajudará este ano. Creio que o melhor está por vir.”

Paranaense de São José dos Pinhais e treinado por Cremilson Julião Rodrigues na APA de Presidente Prudente (SP), Gabriel está animado para o Brasileiro deste fim de semana. “Estou pronto e bem treinado, com grande expectativa para a temporada. O grande objetivo é buscar uma medalha no Mundial”, completou o atleta que tem 8,04 m (1.6) como recorde pessoal.

Outro atleta qualificado da APA-SP é João Victor Belo de Sena, nos 400 m. Treinado pelo pai Inaldo Justino de Sena, ele ainda não está confirmado na competição. “O João Victor torceu o pé numa prova de 200 m, passou por avaliação médica e voltou a treinar nesta terça-feira. Dependendo da reação dele, ele participa do Brasileiro. Caso contrário, focará no Mundial”, informou Inaldo, ex-recordista brasileiro dos 400 m.

Thiago Resende Ornelas dos Santos e José Eduardo Mendes da Silva, ambos atletas da Luasa-SP e dos 110 m com barreiras, também estão qualificados. “Eles estão prontos para a competição. Participamos neste fim de semana da Copa Paulista de Velocidade e foi uma boa finalização da preparação dos dois. Estamos confiantes e iremos buscar o recorde do Campeonato Brasileiro na prova. Os dois vêm treinando muito bem e um dos motivos da evolução deles foi a participação no Camping de Velocidade e Barreiras da CBAt, realizado em Bragança Paulista, onde podemos fazer alguns teste bem produtivos”, comentou o treinador Rodrigo Pereira dos Santos.

“Uma de nossas inspirações e motivação será realizar um desejo do saudoso Luiz Antônio dos Santos, que era ter atletas da Luasa-Taubaté em Campeonatos Mundiais”, completou, referindo-se ao ex-maratonista e gestor, falecido no dia 6 de novembro de 2021.

O quinto atleta qualificado é o paulista Vinícius de Carvalho Alves (Orcampi-SP), que obteve o índice dos 3.000 m com obstáculos na disputa da Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo no dia 9 de abril, em Bragança. “O objetivo do Vinícius neste fim de semana é ajudar a equipe a somar pontos. Ele disputa os 3.000 m rasos na sexta-feira e os 3.000 m com obstáculos no domingo. No ano passado, ele venceu as duas provas”, lembrou o treinador Alex Sandro de Jesus Lopes. “Ele pode conseguir bons resultados porque está muito bem treinado.”

O Brasileiro Sub-20 de atletismo é uma ótima oportunidade de os participantes tentarem os índices exigidos para o Mundial de Cáli. Além disso, os campeões das provas individuais garantirão vaga para o Campeonato Pan-Americano Sub-20.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa