Copa Brasil de Cross Country classifica atletas para Pan e Sul-Americano

Competição nacional de cross country classificou seis atletas de cada categoria para o Pan-Americano e Sul-Americano da modalidade

A Copa Brasil de Cross Country, realizada neste domingo (13) em Serra, no Espírito Santo, mostrou a força do País em todas as categorias. Atletas de várias regiões do Brasil foram qualificados para a disputa do Pan-Americano e do Sul-Americano, que serão disputados no dia 27 de março, também em Serra. Os jovens e gêmeos chamaram a atenção na competição nacional.

+ Seleção brasileira de atletismo é convocada para o Mundial indoor

Nos 4km Cross, da categoria feminina Sub-18, por exemplo, as gêmeas Helena e Ana Mees Valério, de 16 anos, representaram muito bem a Prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná. Helena venceu a prova apesar do forte calor.

“Foi uma prova muito difícil, com todo mundo sofrendo com o calor de 33 graus, mas tive força e completei a prova muito bem”, disse Helena, que se veste igualmente a irmã e usam o mesmo jeito de prender o cabelo. Helena completou a prova em 16min10s, seguida de Ana, com 16min18s. As duas comemoraram a classificação para o Pan-Americano, ao lado da treinadora Dione D’Agostini Chillemi.

A prova teve ainda a participação de outras gêmeas: Miriana Matos Cordeiro e Mariana Matos Cordeiro, de 15 anos, representando o CE3, de Ceilândia (DF). Miriana terminou em quinto lugar, com 16min56s, garantindo vaga para o Pan, mas Mariana terminou em oitavo, com 17min27s. Apenas os seis primeiros de cada categoria e gênero serão convocados para as competições internacionais.

Helena e Ana Mees Valério no pódio dos 4km Cross do sub-18 feminino na Copa Brasil de Cross Country
Ana e Helena no pódio do 4km Cross sub-18 feminino (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

Gêmeos também despontam no adulto

Nos 10km adulto masculino, mais dois gêmeos qualificados para o Pan-Americano de Cross Country. Gilberto Silvestre Lopes (ABDA-SP), hexacampeão da prova, ganhou a medalha de bronze, com 32min33s, seguido de Gilmar, do mesmo clube, que completou a prova em 32min42s. “Foi difícil, especialmente pelo calor, mas gostei do resultado e principalmente da classificação para a disputa do Sul-Americano e do Pan-Americano”, disse Gilberto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No masculino adulto, a vitória foi do mato-grossense Wendell Jerônimo Souza (Cantão Atletismo), com 31min54s, seguido do potiguar Marciel Miranda de Almeida Silva (CARN), com 32min20s, e do mineiro Gilberto Lopes (ABDA-SP), com 32min33s .

A classificação final mostrou a força de todas as regiões no atletismo. No adulto feminino, a prova foi vencida pela catarinense Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul), com 37min30s. A pernambucana Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão), com 37min45s, e a baiana Nubia de Oliveira Silva (APA Petrolina), com 37min51s, fecharam o pódio.

Outras disputas de base no Cross Country

Nos 8km Sub-20 da Copa Brasil de Cross Country, nova vitória de Mato Grosso, com Jânio Marcos Varjão (Barra do Graças). Ele foi o campeão com 27min38s, seguido do potiguar Emanuel Silva Santos (CARN), com 28min12s, e do catarinense Vitor Miguel Redlinski (FME Timbó), com 28min18s.

+ Campeonato Brasileiro de wrestling define campeões na greco-romana e luta livre feminina

Nos 6km sub-20 feminino, a paranaense Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC) conquistou o ouro, com 23min33s. A paulista Aylana Ferreira Cezar (Centro Olímpico) levou a prata, com 23min44s, seguida da paulista Ana Beatriz Trajano (ABDA) de Bauru, com 24min42s.

E, nos 6km masculino sub-18, o paulista Vinícius Moraes Costa (ABDA) venceu com 21min07s. O gaúcho Pedro Henrique da Luz de Freitas (ASCORT), com 21min12s, e o cearense Luiz Guilherme Maciel Melo (UNIFOR), com 21min30s, completaram o pódio.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa