Brasil segue para a disputa do Mundial de Marcha Atlética

Delegação brasileira de 15 atletas viajou para Omã onde competirá no Mundial de Marcha Atlética Por Equipes

A delegação brasileira da marcha atlética, que disputará o Campeonato Mundial por Equipes na sexta-feira (04) e sábado (05), embarcou na madrugada desta segunda-feira (28) para Omã, Mascate, onde acontecerá a competição. A equipe fez escala em Doha, no Catar, antes de chegar ao destino final.

A equipe terá uma equipe completa, ou seja, todos que alcançaram os índices exigidos pela World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, foram convocados e representarão o país nos dois dias de competição. Serão 15 atletas – sete mulheres e oito homens – e quatro treinadores, na maior delegação da Marcha da história num Campeonato Mundial.

+ Filme conta a história do projeto social que revelou Pepê Gonçalves

Expectativas dos atletas

O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) é o destaque. Medalha de bronze nos 20km no Mundial de Londres-2017, ele está inscrito na prova dos 35 km. “Vamos participar com uma delegação cheia, uma galera muito boa, que mostra que a marcha está crescendo no Brasil. O trabalho tem sido muito bem feito”, disse o atleta de 30 anos, que terá a companhia de seus pais, os treinadores João Sena e Gianetti Bonfim, também convocados.

Outro destaque é Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ), inscrita nos 20 e nos 35km. “Ainda não sei como é disputar uma competição deste nível, porque será a minha primeira vez. Encaro como um grande desafio, porém o objetivo é pensar uma prova de cada vez. Estou focada para os 20km e tudo vai depender de como meu corpo vai reagir para fazer os 35km no dia seguinte”, lembrou a marchadora carioca. “É uma oportunidade de buscar boas marcas ao lado das melhores atletas do mundo.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outra atração é Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC), que esteve na equipe brasileira de marcha atlética na Olimpíada de Tóquio, juntamente com Caio Bonfim e Lucas Mazzo (CASO-DF). “Minha expectativa é de figurar entre os 20 primeiros colocados e fazer uma prova de qualidade”, lembrou o catarinense de 22 anos. “É uma competição que só tem cara bom, então será um grande desafio já para o mês de março, mas acredito que independentemente do resultado será uma experiência positiva, pois preciso aprender a competir no meio dos grandes e ganhar essa vivência.”

Avaliação da comissão técnica

A treinadora-chefe Gianneti Bonfim acredita que o Brasil pode conseguir boa atuação. “Minha expectativa é de ter grandes resultados, com recordes pessoais. Meu pessoal em Sobradinho, onde acompanho os atletas, tem treinado forte e estou muito feliz por fazer parte dessa delegação”, observou. “Espero que mais atletas consigam índices para o Mundial do Oregon, em julho, nos Estados Unidos.”

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, não viajou com a delegação brasileira para Omã, por conta de compromissos no Brasil. A equipe do Mundial será chefiada por Francisco Xavier de Oliveira, presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal.

+ Brasil terá 38 atletas no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima

A comissão técnica do Brasil terá Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF) como treinadora-chefe, assim como os treinadores João Evangelista de Sena Bonfim (DF), Diogo Dias Gamboa (SC) e Luís Paulo Ferreira Porto (RJ). A delegação será chefiada por Francisco Xavier de Oliveira (CBAt), com Fernando dos Reis (CBAt), como delegado, além do médico Rodrigo Morette Arantes (SP) e da fisioterapeuta Monica Araújo de Freitas.

Confira a lista convocados:

Feminino
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 20 e 35km
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35km
Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC) – 35km
Nair da Rosa (AABLU-SC) – 35km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20km
Lilian Bittencourt (Balneário Camboriú-SC) – 10km sub-20
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM-PR) – 10km sub-20

Masculino
Caio Bonfim (CASO-DF) – 35km
Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35km
Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35km
Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35km
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20km
Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20km
Heron Miranda (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20
João Victor Silva Guimarães (CASO-DF) – 10 km sub-20

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Programação do Mundial de Marcha Atlética por equipes:

4 de março (sexta-feira)
1:00 – 10 km sub-20 – feminino
2:10 – 10 km sub-20 – masculino
9:00 – 20 km – feminino

5 de março (sábado)
0:00 – 35km – masculino e feminino
9:00 – 20km – masculino
* Horários de Brasília

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa