Brasil conquista 11 medalhas no Sul-Americano Indoor

Além dos pódios no primeiro dia do Sul-Americano indoor de atletismo, Felipe Bardi, Vitória Rosa e Rosângela Santos fizeram índice para o Mundial nos 60m

O Brasil ganhou 11 medalhas (5 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze) no primeiro dia de competições do Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, neste sábado (19), na cidade boliviana de Cochabamba. Nas duas últimas provas do programa levou os dois títulos sul-americanos dos 60m, no feminino e masculino, com Rosângela Santos e Felipe Bardi. Ainda obteve a medalha de prata de Vitória Rosa e índices para o Mundial de Belgrado, na Sérvia, de 18 a 20 de março. 

-Thiago Braz fica com a prata no  Grand Prix indoor de Birmingham

O Brasil fez dobradinha nos 60m feminino. Rosângela Santos venceu com 7.24, seguida por Vitória Rosa (EC Pinheiros-SP), com 7.25. O índice exigido pela World Atlhetics para o Mundial Indoor é 7.30. Rosângela já havia feito 7.17, em fevereiro de 2021, mas Vitória Rosa, que correu pela primeira vez os 60 m indoor, obteve a marca de qualificação. A chilena Macarena Borie, com 7.43, ficou com o bronze.

“Estou feliz com o meu resultado nesta quinta vez que venho à Bolívia. A Vitória Rosa é muito rápida e também estou feliz por ela que correu bem os 60 m pela primeira vez. Nas semanas que faltam até o Mundial vou trabalhar muito. O objetivo é correr abaixo dos 7.17, melhorar a minha marca”, afirmou Rosângela Santos, recordista sul-americana da especialidade.

Vitória no masculino

Felipe Bardi levou o título sul-americano nos 60m, em sua estreia numa competição indoor, com 6.62, marca que além de valer o ouro é índice para o Mundial Indoor – superou em um centésimo os 6.63 fixados pela World Atlhetics. O colombiano Alejandro Larrua ficou com a prata, em 6.63, e o argentino Florio Franco com o bronze, em 6.70. 

Erik Cardoso ficou em quarto, com 6.71. Erik teve um resultado falso-positivo em seu teste de Covid, juntamente com Arielly Rodrigues (Pinheiros), do salto em altura, e não viajou no voo fretado da delegação brasileira que partiu para a Bolívia na madrugada de quinta-feira (17). Os atletas refizeram seus exames e diante de resultados negativos viajaram em voo comercial para Cochabamba (chegaram na sexta-feira, 18/2, ao meio-dia), num esforço da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para que participassem da competição.

Susto e medalha

No salto com vara, Abel Curtinove levou um susto quando sua vara quebrou. Mesmo assim, seguiu na prova e tentou três vezes a altura de 5,25 m, mas não passou – ficou com a medalha de prata, com 5.05 m. O brasileiro Augusto Dutra (Pinheiros) ficou com o título sul-americano, com 5,50 m.

Outro título do dia para o Brasil veio com Raiane Vasconcelos Procópio, no pentatlo, com 3.921 pontos. A boliviana Camila Delgadilho levou a prata e 3.202 pontos.

Mas foi Livia Avancini quem ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil no Sul-Americano Indoor, no arremesso do peso, com 17,52 m. A brasileira Milena Jaqueline Sens ficou com o bronze (16,59 m) e a chilena Ivana Gallardo com a prata (17,03m).

“Foi minha primeira competição indoor, uma grande experiência. Minha segunda competição no ano e quero melhorar ainda mais. Aqui eu queria uma marca melhor, mas faltou um pouco de velocidade. Estamos ajustando as coisas nos treinamentos e minha meta é buscar os 18,30 m, 18,50 m”, disse Livia elogiando a estrutura da competição e agradecendo a acolhida dos bolivianos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Demais medalhas

As outras medalhas de bronze do dia foram ganhas por Jaqueline Beatriz Webe, nos 1.500 m (4.49.42), Guilherme Kurtz também nos 1.500 m (3.57.58) e Eliane Martins, no salto em distância (6,23 m). 

Helio Gesta de Melo, presidente da Sul-Americana, participou da abertura do campeonato com 12 países participantes e na única pista indoor certificada da América do Sul pela World Atlhetics, e disse que “é uma etapa muito importante de preparação para os atletas do continente que vão ao Mundial Indoor de Belgrado”.

O segundo dia de competições neste domingo (20/2) terá 18 finais, com destaque para as presenças de Rafael Pereira (Clã Delfos), que bateu o recorde sul-americano dos 60 m com barreiras na temporada europeia (7.58), Almir Junior (Sogipa-RS), o atual vice-campeão mundial indoor do salto triplo, título alcançado em Birmingham (GBR), em 2018, e Darlan Romani, recordista sul-americano do arremesso do peso indoor (21,37 m) e ao ar livre (22,61 m), que vai para o seu terceiro Campeonato Mundial, em Belgrado, na Sérvia, depois dos quartos lugares em Portand-2016 e Birmigham-2018.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa