Brasileiro Sub-23 será realizado neste sábado e domingo em Bragança

Competição reunirá atletas com potencial de brilhar nos próximos eventos internacionais, começando às 8h de sábado

O Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo reunirá neste sábado (4) e domingo (5), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), os atletas com potencial de brilhar nas próximas competições internacionais.

O torneio reunirá atletas de 132 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal e definirá os representantes do país para o Campeonato Sul-Americano da categoria, remarcado para Guayaquil, no Equador, nos dias 16 e 17 de outubro. Serão convocados os dois primeiros colocados nas provas individuais no Ranking Brasileiro da categoria, entre 1 de dezembro de 2020 e 5 de setembro de 2021.

+Jardênia Félix fica em quinto na decisão no salto em distância da classe T20

O grande objetivo dos atletas é realmente garantir participação no Sul-Americano. “A intenção é competir em Bragança da melhor forma possível, melhorar as marcas e sair com o título”, disse Erik Felipe Cardoso (SESI-SP), inscrito nos 100 m e 200 m e nos revezamentos 4×100 m e 4×400 m, e líder dos 100 m da categoria, com 10.30 (-1.0).

Outra atração é Gabriel Luiz Boza (APA-SP), líder do ranking do salto em distância, com 7,90 m (1.4), que ficou em quarto lugar no Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto. “Estou bem animado para o Brasileiro. O objetivo é garantir vaga no Sul-Americano, que será um desafio muito grande, por ser uma categoria acima da minha”, lembrou Gabriel, de 18 anos. “Mas sempre dou o meu melhor e o resultado vem. Tenho várias experiências competindo com atletas mais velhos, então usarei isso no Sul-Americano.”

A competição também terá três atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Lucas Vilar, João Falcão e Matheus Correa), além de 17 que disputaram o Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto. Com tudo isso, o torneio promete ser bem disputado.

Edição passada

No ano passado, o Brasileiro Sub-23 de atletismo foi realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, também em Bragança Paulista. A Orcampi, de Campinas, foi campeã, com 213 pontos na classificação geral. Foi campeã também da categoria feminina, com 147 pontos, e terminou em terceiro lugar na masculina, com 66.

O Projeto Atletismo Campeão, com bases em várias cidades de Pernambuco, foi vice-campeão no geral, com 174 pontos, no masculino (71) e no feminino (103). Já o SESI-SP venceu a categoria masculina, com 116 pontos, ficando em terceiro no geral, com 146 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Este ano vamos com uma equipe pequena, sem a Tiffani Marinho, que descansou depois da Olimpíada de Tóquio e volta na segunda-feira aos treinos”, disse Evandro Lazari, da Orcampi. “A atração será a Isabel Demarco de Quadros, do salto com vara.”

No Brasileiro Sub-23 de atletismo, haverá a campanha de doação de alimentos. E como sugestão é indicado a entrega de 1 kg de produto não perecível, que será destinado a Associação Beneficente de Estudos Espíritas Léon Denis, da cidade de Piracaia, distante 27 km de Bragança Paulista.

A competição começa às 8h de sábado, com a final dos 10.000 m feminino, e termina com os 1.500 m do decatlo, às 17h de domingo. As eliminatórias, semifinais e finais dos 100 m estão marcadas para este sábado.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa