Brasileiro Sub-23 definirá os representantes do País para o Sul-Americano

Os dois primeiros colocados no ranking nacional da categoria, no domingo, data final para a obtenção de marcas, serão convocados para as provas individuais do torneio, previsto para os dias 8 e 9 de outubro, em Georgetown, na Guiana

O Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, que será disputado no sábado e domingo (4 e 5), no Estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), definirá os representantes do País para o Campeonato Sul-Americano da categoria, em Georgetown, na Guiana, nos dias 8 e 9 de outubro.

+ Fabiana Murer comemora os dez anos do ouro no Mundial de Daegu

De acordo com os critérios de convocação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o prazo final para a definição do Ranking Brasileiro, que servirá de base para a convocação dos dois primeiros colocados em provas individuais, termina no domingo.

A competição recebeu a inscrição de atletas de 132 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal. Entre os inscritos pelos clubes, destaque para Lucas da Conceição Vilar, do SESI-SP, que correu os 200 m na Olimpíada de Tóquio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Presenças ilustres

Outros campeões do Brasileiro Caixa Sub-20, em 2020, estão confirmados como Vida Aurora Caetano (Tornado-DF), nos 100 m e 200 m, Vinicius Carvalho Alves (Orcampi-SP), nos 5.000 m, Marina Severina Siqueira (CASO-DF), nos 200 m e 400 m, e José Fernando Santana (Projeto Atletismo Campeão-PE), no decatlo, por exemplo.

A competição começa às 8 horas de sábado, com a final dos 10.000 m feminino, e termina com os 1.500 m do decatlo, às 17 horas de domingo.

No ano passado, o Brasileiro Sub-23 foi disputado nos dias 17 e 18 de dezembro, também em Bragança Paulista. A Orcampi, de Campinas, foi campeã, com 213 pontos na classificação geral. Foi campeã também da categoria feminina, com 147 pontos, e terminou em terceiro lugar na masculina, com 66.

O Projeto Atletismo Campeão, de Pernambuco, foi vice-campeão no geral, com 174 pontos, no masculino (71) e no feminino (103). Já o SESI-SP confirmou seu favoritismo ao vencer a categoria masculina, com 116 pontos, ficando em terceiro no geral, com 146 pontos.

Brasileiro Sub-23 definirá os representantes do País para o Sul-Americano
Brasileiro de Atletismo Sub-23 definirá os representantes do País para o Sul-Americano (Wagner Carmo/CBAt)

Rafael Freitas

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa