Eron Araújo vence o salto em altura no Brasileiro Sub-18 com ajuda do pai

Eron é filho do tricampeão pan-americano e duas vezes finalista olímpico, Eronilde Nunes Araújo, e segue os passos do pai

O paulista Eron Maciel de Araújo (APA-SP) brilhou na etapa da manhã deste domingo (29) do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Ele venceu a prova do salto em altura, com 2,10 m, recorde pessoal e líder do Ranking Nacional.

Campeão também do Brasileiro Sub-20 e sexto colocado no Sul-Americano de Lima da categoria, o atleta de 17 anos ratificou seu favoritismo. “Só foi alegria”, resumiu o saltador, que tinha 2,05 m como melhor marca. Com os 2,10 m, seria campeão em Lima. “Vamos tentar evoluir mais para o Sul-Americano Sub-18”, disse, referindo-se à competição que será disputada nos dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai.

No Centro Olímpico, Eron teve o apoio do pai, Eronilde Nunes Araújo, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos nos 400 m com barreiras, e duas vezes finalista olímpico. Eronilde está no Brasileiro Sub-18 de atletismo como assistente do técnico Cremilson Julião Rodrigues.

+Vinícius Rodrigues quebra recorde paralímpico e vai à final dos 100 m T63

“Estou feliz com o desempenho do Eron e sua dedicação no esporte”, disse Eronilde, que sempre foi chamado de Eron no atletismo e até por isso o filho foi batizado com esse nome. “O menino é bom e tem potencial para evoluir”, afirmou Cremilson.

Vitor Lazarim (Barra Bonita-SP) ficou na segunda colocação, com 1,99 m, enquanto Moisés dos Santos Brito (Atletismo Pedro Afonso-TO) terminou em terceiro, com 1,90 m.

Mais conquistas

Outro destaque do dia foi a catarinense Tainara Mees (AATI-SC). Depois de vencer os 100 m, na sexta-feira, a atleta de 17 anos conquistou o ouro no heptatlo, somando 4.835 pontos. Com a marca, assumiu a liderança dos rankings brasileiro e sul-americano. “Este foi o segundo heptatlo de minha vida. Fiquei surpresa com o resultado e, muito provavelmente, passará a ser minha prova”, disse.

Sofhia Carolina Antônio (Clã Delfos-MG) terminou em segundo lugar, com 4.691 pontos, seguida de Kauane de Miranda Costa Machado (FECAM/ASSERCAM-PR), com 4.586.

Já Letícia Quingostas de Oliveira (Centro Olímpico-SP) também conquistou a segunda medalha de ouro na competição. Depois de ganhar no sábado (28) a prova dos 400 m, ela venceu os 400 m com barreiras, com 1:01.12. “Errei um pouco em algumas barreiras, mas fiquei contente com o tempo e estou feliz com o resultado”, disse a atleta de 17 anos, nascida em Portugal, mas que mora desde os 9 anos em São Paulo.

Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP), bronze nos 400 m, ficou com a medalha de prata, com 1:02.32, seguida de Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR), com 1:03.16.

Resultados masculinos

No masculino, a vitória ficou com o paulista Samuel Vinicius dos Santos (ABDA Atletismo-SP), com o tempo de 53.33. “Foi o meu primeiro ouro em Brasileiros”, comemorou o atleta de 17 anos, nascida em Bauru. “Antes eu fazia os 800 m e só em setembro comecei nas barreiras. Por isso, estou mais feliz ainda”.

Leonardo Felipe Mendes (Corville-SC) ficou com a medalha de prata, com 53.63, enquanto Lucas Henrique de Andrade (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) levou o bronze, com 54.86.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por fim, os 10.000 m marcha atlética abriram a quinta etapa do Brasileiro Sub-18 de atletismo e o brasiliense João Victor Silva Magalhães (CASO-DF) conquistou a medalha de ouro, com 47:29.77, seu recorde pessoal. “Tentei sair algumas vezes e puxar o ritmo, mas resolvi no decorrer da prova ficar mais atrás. Fui para a decisão quando faltavam 700 m. Estava sem falta e arrisquei forçar no final”.

Otavio Henrique Vicente (Corville-SC) ficou com a medalha de prata, com 47:34.49, seguido de João Paulo Nobre de Oliveira (AMDM-CE), com 47:44.89.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa