Vinícius Galeno confirma favoritismo no e barreiristas ganham ouro no Brasileiro Sub-18

Após ser campeão nacional e sul-americano e de representar o Brasil no Mundial de Nairóbi, Galeno venco os 400 m no Brasileiro Sub-18

O brasiliense Vinícius Moura Galeno confirmou o seu favoritismo na final dos 400 m do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, que teve a sua terceira etapa disputada na manhã deste sábado (28), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Nem a chuva forte, que caiu em boa parte da etapa, atrapalhou o desempenho de Vinícius, de 16 anos, que ganhou a medalha de ouro, com 48.61.

Campeão brasileiro e sul-americano Sub-20 e integrante da equipe que representou o Brasil no Mundial de Nairóbi da categoria, no Quênia, Vinícius Galeno comemorou bastante o resultado. “Foi bom, ótimo, excelente. Melhorei o resultado das semifinais. Senti um pouco o cansaço da viagem de volta ao Brasil e não deu para superar meu recorde pessoal, de 47.34″.

+Cícero Nobre é bronze em prova super disputada do atletismo

Além disso, Vinícius Galeno garantiu participação também no Campeonato Sul-Americano Sub-18, marcado para o dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai. Elias Oliveira dos Santos ficou com a medalha de prata, com 49.33, seguido de Samuel Vinícius dos Santos com 49.68.

Mais conquistas

Quem também assegurou participação no Sul-Americano também foi Letícia Quingostas de Oliveira, campeã dos 400 m, com 55.35 no Brasileiro Sub-18 de atletismo. Ela melhorou seu recorde pessoal e manteve a liderança do ranking nacional da categoria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Apesar da chuva e da dificuldade em manter o aquecimento, gostei muito de meu resultado”. Júlia Aparecida Rocha Ribeiro (IPEC-PR) ficou em segundo lugar, com 56.76 , seguida de Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP), com 57.17.

Nas duas finais dos 2.000 m com obstáculos, a brasiliense Amanda de Souza Silva (CASO-DF) e o paulista Bruno Diego Oliveira do Prado comemoraram o fato de assumirem o segundo lugar no Ranking Brasileiro e consequentemente a qualificação para o Sul-Americano de Encarnación.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Amanda completou aliviada a prova em 7:48.11. “Levei um pisão no meu pé direito na disputa dos 1.500 m, na sexta-feira, e fiquei com muito medo de não competir. Meu sonho era vencer o Brasileiro e agora posso ir ao Sul-Americano”, disse animada, ao abraçar chorando a treinadora Gianetti Bonfim. Bianca Cristine Davi de Souza (IPEC-PR) conquistou a medalha de prata, com 7:51.60, e o bronze ficou com Marcella Cocenza Marinelli (Orcampi-SP), com 7:56.59.

Parte da tarde

O fluminense Thiago Resende Ornelas dos Santos (LUASA-SP) e a catarinense Lays Cristina Rodrigues Silva (Corville-SC) tiveram seus esforços reconhecidos na tarde deste sábado (28/7) ao vencer os 110 m e os 100 m com barreiras do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.

Os dois atletas estavam qualificados para o Campeonato Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, que se encerrou no domingo (22), no Karasani Stadium. Pelos critérios da competição, porém, cada país poderia ter apenas dois representantes por prova e o Brasil tinha outros atletas com melhores marcas e por isso ficaram fora da delegação brasileira e do Mundial.

“Fiquei muito triste no início, mas, como sou novo, decidi focar minha preparação no Sub-18. E fui recompensado. Melhorei minha marca nas semifinais com 13.80 (1.2) e na final, com 13.66 (1.0). Fiquei feliz com meu desempenho e agora é se preparar para o Sul-Americano Sub-18”, disse o atleta, de 17 anos, referindo-se ao torneio, marcado para os dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai.

Thiago Resende Ornelas dos Santos

Mais conquistas

A paulistana Vanessa Sena dos Santos (Centro Olímpico-SP) teve uma tarde perfeita nesta sexta-feira. Ela venceu o salto em distância, com 5,87 m (-1.3), e passou para a final dos 200 m, prevista para este domingo (29/8), às 14:55. Ela obteve o melhor tempo das semifinais, vencendo a série 5, com 24.91 (1.0).

Medalha de bronze no salto em distância no Sul-Americano Sub-20 de Lima, em julho, quando obteve o seu recorde pessoal de 6,15 m (0.9), treina com o professor Alexandre Moratto. Alicia Barbosa Alves (AERO-RN) ganhou a prata, com 5,45 m (0.1) e Thaissa Ribeiro Batista (Sogipa-RS) o bronze, com 5,39 m (1.1).

Nos 5.000 m marcha atlética, a paranaense Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR) confirmou o favoritismo e completou a prova em 25:54:50. “O resultado não foi tão bom como eu esperava, mas a vitória foi muito importante”, afirmou a atleta de 17 anos. “Estava bem frio na largada e isso atrapalhou”, concluiu a marchadora, treinada por Rodrigo da Silva. Thaliane Janaína Miranda da Cruz (PM Colombo-PR) ficou em segundo lugar, com 26:58:83. Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF) terminou com o bronze, com 27:18:22.

No decatlo, especialidade que fechou a etapa deste sábado, o mineiro Luiz Arthur Caetano Santos (APCEF/MG) foi o campeão e ganhador do troféu, com 6.426 pontos, ficando muito perto de seu recorde pessoal de 6.434 pontos. Além do título e da vaga para o Sul-Americano, o atleta de 17 anos comemorou um recorde pessoal na prova dos 400 m do decatlo, com o tempo de 50.55. “Fiquei muito feliz com o resultado. No ano passado fui vice-campeão. Estou curtindo muito as provas, mas é também muito sofrido”, comentou o atleta, treinado por Marcio Prudêncio.

Mayron Lucas dos Santos Gomes, também da APCEF-MG, comemorou o segundo lugar, com 5.887, seguido de Vitor Lazarim (Barra Bonita), com 5.811 pontos.

O APCEF-MG lidera a competição após quatro etapas com 84 pontos, seguida da AD Centro Olímpico-SP (76) e do IPEC-PR (64). A APCEF também lidera no masculino, com 53 pontos e aparece em terceiro no feminino, com 31 pontos. O Centro Olímpico é o primeiro no feminino (53 pontos). No masculino, a Corville-SC está em segundo (36 pontos), seguida por Luasa-SP em terceiro (29). O IPEC-PR também é o segundo colocado no feminino (39).

Classificação geral

O APCEF-MG lidera a competição após quatro etapas com 84 pontos, seguida da AD Centro Olímpico-SP (76) e do IPEC-PR (64). A APCEF também lidera no masculino, com 53 pontos e aparece em terceiro no feminino, com 31 pontos. O Centro Olímpico é o primeiro no feminino (53 pontos). No masculino, a Corville-SC está em segundo (36 pontos), seguida por Luasa-SP em terceiro (29). O IPEC-PR também é o segundo colocado no feminino (39).

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa