Paulo Roberto de Paula é o único do país a completar a maratona da Olimpíada

Sob forte calor, Paulo Roberto de Paula foi o único brasileiro a completar a maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio e terminou com a 69ª colocação. Daniel do Nascimento e Daniel Chaves acabaram abandonando

Uma das provas mais famosas do atletismo mundial e dos Jogos Olímpicos aconteceu em Tóquio. Na noite deste sábado (7), a maratona foi disputada em Sapporo com a presença de três brasileiros. Entre eles, Paulo Roberto de Paula foi o melhor do país, tendo terminado na 69ªcolocação. Daniel Dutra e Daniel do Nascimento não completaram a disputa.

“Foi muito difícil para mim conseguir completar. Dois meses atrás eu tive uma lesão no poterior e treinei a base de remédio. Tenho três participações em Jogos Olímpicos e três provas completas. Eu sabia que, por conta da situação do clima, eu não conseguiria terminar a prova. Por isso optei por fazer uma prova para completar”, comentou Paulo Roberto de Paula.

-Confira TUDO que você precisa saber sobre o atletismo nos Jogos Olímpicos

Primeiro atleta do mundo a ter corrido uma maratona abaixo de 2h, Eliud Kipchoge, do Quênia, foi o grande vencedor da maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao completar a prova com a marca de 2h08min38s, e conquistou sua segunda medalha de ouro em Olimpíada. Adbi Nageeye, da Holanda, ficou com a prata, com o tempo de 2h09min58s, e Bashir Abdi, da Bélgica, foi o bronze com 2h10min00.

Como foi a disputa

Em uma das provas mais clássicas dos Jogos Olímpicos, o Brasil teve uma boa participação. Daniel do Nascimento, o Danielzinho, teve um começo de prova excelente e se manteve entre os líderes durante a primeira metade da disputa. Apesar do ritmo não estar muito forte, as condições climáticas interferiram na prova e complicaram o brasileiro. 

Por volta do km 25, Daniel do Nascimento se sentiu mal, tentou forçar um pouco, buscou voltar para a disputa, mas o calor forte não permitiu que ele conseguisse manter e acabou desistindo da maratona nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Outro brasileiro na prova, Paulo Roberto de Paula se manteve no pelotão de trás da disputa durante todo o tempo. Alternando posições e buscando se manter no top80 da maratona nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o corredor brasileiro foi o único do país a completar a prova e fechou com a 69ª posição, com a marca de 2h26min10s.

Daniel Chaves, outro representante do Brasil na competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio, acabou desistindo da disputa no 18º km.

Paulo Chacon

Mais em​ Tóquio 2020Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa