Caio Bonfim bate índice olímpico pela quarta vez e vence Troféu Brasil

Já garantido em Tóquio, atleta consegue índice olímpico pela quarta vez e conquista a medalha de ouro no torneio nacional

O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) obteve na manhã deste sábado (12) pela quarta vez o índice olímpico (1:21:00) exigido pela World Athletics para os 20 km marcha atlética, que serão disputados no dia 5 de agosto em Sapporo, no Japão. Ele venceu a prova dos 20.000 m do 40º Troféu Brasil de Atletismo, com o tempo de 1:20:14.92, estabelecendo novo recorde da competição no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. O recorde anterior era de Moacir Zimmermann, com 1:21:02.5 desde 2011.

Já convocado oficialmente para a prova olímpica dos 50 km, o marchador disputa na manhã deste domingo (13/6) os 35 km do torneio, considerado o principal entre clubes da América Latina, em um circuito de 1 km a ser montado no estacionamento do Bragança Garden Shopping em Bragança Paulista (SP).

+ Bia Souza e Maria Suelen conquistam o bronze no Mundial de judô

“É o segundo Troféu Brasil com minha prova na pista, o que não é igual ao do Japão num circuito de rua. Temos de entender a situação de pandemia e tentar fazer o melhor. Gostei de minha atuação e por pouco não quebro o meu recorde sul-americano”, disse, referindo ao tempo de 1:20:13.68, alcançado no dia 25 de abril, em Bragança Paulista. “Estou feliz porque o Caio de 30 anos está superando o Caio de 20”, brincou.

Caio Bonfim Troféu Brasil
Caio Bonfim conquista o ouro no Troféu Brasil batendo o índice olímpico pela quarta vez (Wagner Carmo/CBAt)

Depois de marchar com seu ritmo predeterminado nos primeiros 10.000 m, ele resolveu forçar. Viu que tinha chance de bater o recorde sul-americano e fez a última das 50 voltas em 1.21, ficando a pouco mais de um segundo da marca. Ele completou a distância sem nenhuma advertência. “Gosto de marchar rápido. Consigo manter a técnica e a velocidade”, disse o atleta.

A prova deste domingo (13/6) será a última de Caio Bonfim antes da Olimpíada. “Ainda não temos a programação da Confederação Brasileira e do COB, mas o importante é focar no treinamento e esperar a definição”, comentou o brasiliense, que ganhou o Troféu Brasil pela nona vez.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A medalha de prata ficou com o catarinense Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC), também qualificado para a Olimpíada nos 20 km. Ele completou a prova em 1:22:13.57. “Não consegui fazer os últimos 10.000 m mais rápidos do que os primeiro. Mas achei que fui bem”, observou o atleta de 21 anos, que tem uma prova ainda em Santa Catarina antes de viajar para os Jogos. O paulista Lucas Gomes de Souza Mazzo (CASO-DF) ficou com a medalha de bronze, com 1:24:52.23.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa