Seleção brasileira segue para o Mundial de Revezamentos da Polônia

A delegação viaja para o Mundial de revezamentos em dois grupos: um formado pelos atletas que estavam nos EUAe outros com os integrantes do time no Brasil

A seleção brasileira, que disputará no sábado (1/5) e domingo (2/5) o Campeonato Mundial de Revezamentos, embarca nesta terça-feira (27/4) para a Polônia. A competição será realizada na cidade de Chorzow, na região da Silésia. Os atletas viajam em dois grupos: um formado pelos que estavam participando do Camping Internacional de Treinamento e Competição, em Chula Vista, nos Estados Unidos, e outro pelos que estavam no Brasil no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A equipe masculina do 4×100 m, atual campeã do Mundial de revezamentos, título conquistado em Yokohama, no Japão, em 2019, e o 4×400 m misto já estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Já o 4×100 m feminino busca vaga na Olimpíada na Polônia, que classifica os oito times finalistas que completarem a prova.

+Por causa da pandemia, Argentina desiste de ser sede do Sul-Americano

O Brasil terá 18 atletas no Mundial de revezamentos, organizada pela World Athletics. Do grupo que participou dos treinamentos e competições nos Estados Unidos seguem: Vitoria Rosa (Pinheiros), Ana Carolina Azevedo (CT Maranhão), Rosangela Santos (Pinheiros) e Lorraine Martins (Pinheiros), no 4×100 m feminino; Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros), Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP), Derick de Souza (Pinheiros) e Rodrigo Nascimento (CT Maranhão), no 4×100 m masculino; Tiffani Marinho (Orcampi-SP), Tabata Vitorino de Carvalho (AA Maringá), Alison dos Santos (Pinheiros), Anderson Henriques (AABLU-SC) e João Henrique Falcão Cabral (CT Maranhão), no 4×400 m misto.

+Wellington Bezerra e Marily dos Santos convocados para Sul-Americano de maratona

Do Brasil, embarcam às 19:10 desta terça-feira pelo voo KL 792, via Amsterdã: Ana Claudia Lemos (SR Mampituba-SC), Vida Aurora Caetano (Tornado-DF) e Anny Caroline de Bassi (Balneário Camboriú-SC), no 4×100 m feminino; Erik Felipe Cardoso (SESI-SP), no 4×100 m masculino; e Geisa Coutinho (CT Maranhão), no 4×400 m misto.

O coordenador dos revezamentos brasileiros, Carlos Alberto Cavalheiro, disse antes de embarcar, nos Estados Unidos, que está otimista para a competição do fim de semana. “Tudo ocorreu conforme o programado por nós nos treinamentos e competições em Chula Vista, participando de quatro eventos individuais e em dois com os revezamentos 4×100 m e em um com os revezamentos 4×400 m masculino e feminino”, lembrou o treinador, ligado ao Comitê Olímpico do Brasil. “Além disso, o entrosamento e o treinamento diário dos atletas fazem com que estejamos confiantes em um excelente resultado na Polônia.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A boa expectativa é para a atuação das três equipes no Mundial de revezamentos, mas é evidente os cuidados adicionais com o 4×100 m feminino, embora atualmente qualificado pelo ranking mundial, quer garantir a vaga em Chorzow.

As equipes dos Estados Unidos e da Jamaica, campeã e vice-campeã de 2019 em Yokohama e na Olimpíada do Rio-2016, desistiram de competir na Polônia. Já a Grã-Bretanha e a Alemanha, tradicionais forças no esporte, não terão times femininos na especialidade.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

A delegação brasileira terá ainda os seguintes integrantes no Mundial de revezamentos: chefe – Edson Luciano Ribeiro (CBAt), coordenador – Carlos Alberto Cavalheiro (COB), treinador chefe – Felipe de Siqueira da Silva (SP), treinadores – Carlos José Camilo de Oliveira (ES), Darci Ferreira da Silva (SP), Evandro Lázari (SP) e Katsuhico Nakaya (SP), delegado técnico – Fernando dos Reis, médico – André Luís Lugnani de Andrade (CBAt), fisioterapeutas – Marcos Augusto Vitullo e Raquel Mugnaini Benetti (CBAt), e massoterapeuta – Renato Anselmo de Oliveira (CBAt).

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa