Três provas conhecem seus campeões no Brasileiro Sub-16

Na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, realizada na tarde e noite deste sábado (dia 30), no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza (CE), foram definidos mais três campeões.

No salto triplo feminino, o título ficou com a estreante na prova, Ana Luiza do Nascimento, do CE3, de Ceilândia (DF), com 11,40 m (0.9). “Foi a primeira vez que fiz o triplo em uma competição, antes só fazia o salto em distância. Mas agora já me apaixonei, quero continuar fazendo as duas provas e ainda quero tentar as barreiras ano que vem”, afirmou a campeã, que treina com Nildomar Passos.

Camila Fermino Barbosa (FECAM-PR) foi a segunda colocada, com 10,54 m (3.0). Emily Lima (LDG-RN) completou o pódio com 10,46 m (1.4).

Na prova masculina, vitória de Ryan Rodrigues Mendes (Sogipa-RS), com 13,52 m (4.3 m/s). “Não esperava que fosse ser tão difícil, foi uma prova longa, com muitos atletas, mas estou feliz com o resultado. Agora já vamos começar a pensar na próxima temporada”, afirmou o atleta logo após receber a medalha. O saltador, que a partir do ano que vem competirá na categoria Sub-18, treina com José Loureiro Gomes, o Arataca.

Guilherme Alves (Abra-Bragantina-SP) com 13,46 m (-0.9) e Luiz Victor de Souza (ASA-Sorriso-MT) com 13,44 m (2.5) foram, respectivamente, segundo e terceiro colocados.

Na última final da noite, o lançamento do martelo feminino, Larissa Vitória Fraga (Sogipa-RS) conquistou a vitória apenas na quinta tentativa, quando lançou 47,02 m e superou Ana Clara Balbueno (ASEMPAR/Paranavaí-PR), que liderava a prova, e terminou na segunda colocação com 45,91 m. Lorena Vitoria Costa, também do ASEMPAR, foi a terceira com 40,24 m.

Por equipes, a Sogipa lidera com 37 pontos, seguida pela ASEMPAR, com 16. A CE3 é a terceira com 13.

Neste domingo, último dia da competição, serão realizadas 29 provas finais. A etapa começa às 7 horas, com a disputa dos 3.000 m da marcha feminina, já a última prova será o revezamento 4×75 m masculino, às 18:20.

Paulo Chacon

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa