Catarinense conquista o primeiro ouro do Brasileiro Sub-16

Uma das provas de maior destaque no Brasil na atualidade, a marcha atlética abriu o programa da 8ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, que está sendo realizado no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, no Ceará.

Sob sol e forte calor, na casa nos 30º C, o catarinense de Blumenau Bruno Lorenzett Nascimento (AABLU-SC), de 15 anos, conquistou a primeira medalha da competição, na manhã deste sábado (dia 30) ao completar a prova em 25:00.66. “Comecei na marcha atlética este ano e já consegui minha primeira vitória no Brasileiro”, disse o atleta que treina com Ivo da Silva, um dos principais treinadores da prova no Brasil.

Líder do Ranking Brasileiro da categoria, Bruno, que agora segue para a categoria sub-18, quer prosseguir na modalidade e se inspira em grandes atletas para conseguir bons resultados no futuro. “Admiro muito o Caio Bonfim, que tem feito bons resultados, o Matheus Gabriel, marchador da minha cidade, e claro, no meu pai Sandro Nascimento, que foi marchador dos 50 km”, completou.

A segunda colocação ficou com Isaac Rodrigues de Andrade (CASO-DF), com 26:27.88, já o terceiro foi Thalys Vinicius Goes (ABDA Atletismo-SP), com 26:42.82.

Na outra final, o lançamento do martelo masculino, Vinicius Adriano Biasoli (PM Colombo-PR), de 14 anos, que começou a prova na terceira colocação do Ranking, surpreendeu e venceu com 51,11 m. “Estava fazendo bons resultados nos treinos, próximo de 57 metros, mas estou satisfeito com o resultado. Ano que vem espero estar nas seleções brasileiras”, afirmou o campeão. José Juliano Teodoro (Instituto Foz-PR) ficou em segundo, com 47,73 m, seguido por Daniel Raduenz (Pomedore-SC), com 47,21 m.

Com a participação de 651 atletas de 104 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal, as disputas seguem na tarde deste sábado, com outras três finais: salto triplo feminino e masculino e lançamento do martelo feminino.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa