Campeão mundial Justin Gatlin é atração no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro recebe, mais uma vez, neste fim de semana, um evento diferenciado de Atletismo: o Desafio Mano a Mano. As atrações são o norte-americano Justin Gatlin, campeão mundial dos 100 m em Londres e da edição do ano passado, e a brasileira Rosangela Santos, que bateu o recorde sul-americano no Mundial ao correr a distância em 10.91 – a primeira mulher do País a correr a prova em menos de 11 segundos. Ela também defende o título de 2016.

A quinta edição da competição será disputada neste sábado (30) e no domingo (01), no Jockey Club Brasileiro, em uma pista montada na área conhecida como “Peão do Prado”. A entrada é gratuita para o público.

Justin Gatlin ganhou este ano do jamaicano Usain Bolt em sua despedida das competições no Mundial. “Estou animado em participar pela segunda vez do Mano Mano. Tenho certeza que a torcida viverá muitas emoções”, disse o norte-americano.

Isiah Young, também dos Estados Unidos, está confirmado na final de domingo. Dois brasileiros serão definidos na eliminatória deste sábado, que terá a participação de Paulo André de Oliveira, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Luís Gabriel Pereira da Silva.

No feminino, Rosangela Santos é a única garantida na final. As outras duas vagas serão preenchidas após a disputa das qualificatórias deste sábado, que terão as brasileiras Evelyn Santos, Franciela Krasucki, Geisa Coutinho e Andressa Fidelis.

Haverá também a disputa paraolímpica, reunindo os destaques brasileiros Petrucio Ferreira e Yohansson Nascimento, e o alemão Michal Derus.

Cerca de 80 operários cuidam dos últimos detalhes da construção da pista. Mais de 92 toneladas de materiais são utilizadas para a construção de um espaço de 150 metros, a um metro de altura em relação ao solo.

Programação Desafio Mano a Mano 2017
Local: Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Rio de Janeiro – ENTRADA GRATUITA

Sábado – 30/09 – Classificatórias
09:00 – Abertura dos portões para o público
11:00 – Classificatória masculina
11:30 – Classificatória feminina

Domingo – 01/10 – Finais
09:30 – Abertura dos portões para o público
11:20 – Desafio Paralímpico
11:50 – Desafio Feminino
12:20 – Desafio Masculino
12:40 – Premiação

Giovana Pinheiro
Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa