Atleta de Burkina Faso bate recorde mundial indoor do triplo

Hugues Fabrice Zango alcançou a marca de 18,07 metros em uma prova realizada na cidade de Aubiere, na França

Sem nenhuma medalha olímpica conquistada em nove participações, Burkina Faso entrou para a história do atletismo mundial neste sábado (16). Em uma prova indoor (pista coberta) disputada em Aubiere, na França, Hugues Fabrice Zango quebrou o recorde mundial do salto triplo. Ele alcançou a marca de 18,07 m e tornou-se o primeiro atleta a passar dos 18 metros nesta prova.

Não foi, contudo, um resultado necessariamente surpreendente. Zango já havia mostrado o seu cartão de visitas no Campeonato Mundial de 2019, em Doha (Qatar). Na ocasião, ele terminou com a medalha de bronze, a única da história de Burkina Faso na competição, quando saltou 17,66 m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O mais curioso é que Hugues Fabrice Zango, de 27 anos, superou o recorde mundial que pertencia a seu próprio treinador. O francês Teddy Tamgho, em março de 2011, havia saltado 17,92 m.

+ Ranking olímpico aponta 17 brasileiros entre os Top 20

Na prova deste sábado, Zango chegou a queimar a primeira tentativa. Na sequência, acertou um salto de 17,33 m. Foi evoluindo na prova, com 17,61 m, 17,70 m para chegar ao salto do recorde mundial.

https://twitter.com/WorldAthletics/status/1350457794454056966
O salto do recorde de Hugues Zango

“Grande campeão. Zango segura a bandeira de Burkina Faso bem alto, nos enchendo de orgulho. Peço a ele que continue se preparando para uma atuação brilhante nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio”, disse o presidente do país, Roch Marc Kabore.

Até 2018, Hugues Zango se dividia entre as provas de salto triplo com competições de velocidade, como 100 e 200 metros, além do salto em distância, mas sem resultados significativos.

* Com informações da Agência Brasil

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa