GP Brasil terá presença de recordistas sul-americanos

Darlan Romani, Rosangela Santos e Belén Casseta estão entre as atrações da competição, marcada para o dia 6 de dezembro em São Paulo

O GP Brasil de Atletismo reunirá 11 recordistas sul-americanos entre provas individuais, revezamentos e combinadas. A competição, integrante do World Athletics Continental Tour Silver 2020, será domingo (6) no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Alguns destaques são Darlan Romani, Rosangela Santos e a argentina Belén Casseta.

Recordista do arremesso do peso, com 22,61 m, marca obtida em 2019, Darlan Romani participa do GP Brasil buscando a classificação para Tóquio 2020.

O arremessador teve um ano excepcional em 2019. Foi campeão brasileiro, sul-americano, pan-americano, mundial militar e vice-campeão da Liga de Diamante, o principal circuito de competições da World Athletics, além de quarto colocado no Mundial de Doha. Os 22,61 m garantiram a quarta colocação no ranking mundial do ano passado e a condição de um dos favoritos ao pódio olímpico.

“Acho que estarei bem preparado para o GP, apesar de todas as dificuldades enfrentadas com a pandemia, que atrapalhou treinos e cancelou competições”, comentou Darlan.

Mais destaques

Outro destaque é Rosangela Santos, integrante da equipe medalha de bronze no revezamento 4×100 m dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Ela disputará então os 100 m, prova em que detém o recorde sul-americano com 10s91 (-0.2), obtido no Mundial de Londres-2017, quando foi finalista.

+Veja todas as notícias sobre atletismo

Quem bateu o recorde continental também em Londres-2017 foi a argentina Belén Casseta, que estará também no GP Brasil de Atletismo. A colombiana Evelis Jazmín Aguilar, recordista sul-americana do heptatlo também está inscrita em duas provas: 100 m com barreiras e salto em distância.

Do grupo brasileiro recordista sul-americano do 4×100 m, marca da final do Mundial de Doha-2019, estão inscritos Paulo André de Oliveira e Rodrigo Nascimento na prova dos 100 m. Paulo André está qualificado para os 100 m da Olimpíada de Tóquio, assim como o 4×100 m masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, nos 400 m masculino e feminino, os quatro integrantes do revezamento 4×400 m misto, recordista continental, estão confirmados: Geisa Coutinho; Tiffani Marinho; Anderson Freitas Henriques e Lucas da Silva Carvalho. A equipe finalista em Doha-2019 está qualificada para os Jogos de Tóquio.

Por fim, do time recordista sul-americano do 4×400 m feminino, está inscrita Joelma das Neves Sousa, além de Geisa Coutinho.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa