Martelo e vara dão primeiros pódios do Brasileiro Sub-18

Bryan Barrios e Jonas Flores ficaram com os dois ouros nas provas que abriram a competição de base disputada no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em São Paulo

Bryan Barrios ganhou a primeira medalha de ouro do 11º Campeonato Brasileiro Sub-18, no lançamento do martelo, nesta sexta-feira (20), primeiro dia da competição no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, interior de São Paulo.

A vitória veio com a marca de 54,46 m. A medalha de prata ficou com Arilson de Pontes dos Santos, com 54,01 m, e a de bronze com Leonardo Yan Soares Lucas, com 51,61 m.

No salto com vara, segunda final do dia, a medalha de ouro ficou com Jonas Henrique Flores, com 4,10 m, seguido de Ricardo Panstein, com 3,90 m, e Pedro Henrique Aparecido também com 3,90 m, mas atrás nos critérios de desempate.

Jonas Flores salto com vara campeonato brasileiro sub-18 de atletismo primeiro dia
Jonas Flores, ouro no salto com vara (Wagner Carmo/CBAt)

O Brasileiro Sub-18 de atletismo, com atletas de 15 a 17 anos, prossegue até domingo (22) e é o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia da Covid-19.

Allan Woski

“Foi bem difícil, comecei no ano passado, e tenho de agradecer a minha professora porque foi ela que me deu técnica e força, tudo”, disse Bryan Barrios, que treina com Ana Paula de Campos, em Taubaté, em São Paulo.

O vencedor revelou, ainda, que que se inspirou em Allan Woski, de quem ganhou sua primeira luva especial para o lançamento do martelo. “Me inspirou, foi muito legal o presente.”

+ Meia Maratona Internacional de São Paulo é adiada para 2022

Wolski é o atual campeão do Troféu Brasil no lançamento do martelo, com 71,07 m, medalha de bronze no Sul-Americano de Lima também em 2019, com 72,51 m, e tem como melhor marca pessoal 75,22 m, feito em São Bernardo do Campo há pouco mais de três anos.

Ex-gordinho

A treinadora Ana Paula de Campos contou que Bryan Barrios chegou no atletismo para correr e perder peso. “Mas logo percebi que ele poderia ir bem e era diferente no martelo e poderia fazer bons resultados”, comentou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Marcos Roberto de Oliveira Lopes, que venceu a prova no Brasileiro Sub-20 de atletismo e era um dos favoritos neste primeiro dia, teve problemas e não conseguiu avançar após os três lançamentos que teve direito.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa