Thiago André confirma presença nos 800 m do GP Brasil

Meio-fundista, finalista no Mundial de Londres-2017, é um dos seis que já garantiram participação na prova que abre o GP Brasil

O meio-fundista Thiago André confirmou que vai correr os 800 m no GP Brasil de atletismo. A prova abrirá a programação no dia 6 de dezembro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O Grande Prêmio integra a World Athletics Continental Tour Silver.

Thiago André, da equipe de Balneário Camboriú, é o líder do ranking na distância com 1min47s74. “Estou me preparando para os 800 m e os 1.500 m. Na prova em que me sair melhor colocarei todo o meu foco para os Jogos de Tóquio”, disse o finalista da prova no Mundial de Londres-2017 e participante na Rio-2016 dos 1.500 m.

O atleta, orientado virtualmente pelo polonês Tomasz Lewandowski, mora e treina em Mariana, Minas Gerais, mas está passando uma temporada em Campinas, São Paulo, com o técnico Alex Sandro Lopes. “Ele estava como dificuldades para treinar em Mariana, onde não tem pista de atletismo, e estamos tentando ajudá-lo. Trata-se de um grande atleta, mas por conta da pandemia ficou afastado dos treinos presenciais”, comentou Alex.

+ Darlan Romani confirma presença no GP Brasil de Atletismo

O atleta garante estar bem condicionado, recuperando a forma do início de 2020, quando quebrou o recorde sul-americano indoor de 30 anos nos 1.500 m, com 3min40s59. O corredor já está qualificado para o Mundial em Pista Coberta de Nanjing, na China, em março de 2021.

Matheus Américo 800 m GP Brasil
Matheus Américo (Daniel Vorley/CBAt)

“A principal meta agora é assegurar qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, depois de tantos problemas como o adiamento e o cancelamento de competições. Tive de focar apenas nos treinamentos”, comentou Thiago André.

Mais nomes

Outra atração da prova será o brasiliense Matheus Américo Medeiros Pessoa, bicampeão do Troféu Brasil. Também aceitaram convite da CBAt para correr no GP Brasil de atletismo Ítalo Matheus Barbosa de Araújo, Eduardo Ribeiro Moreira, eleito o melhor atleta no Brasileiro Sub-20, o corredor olímpico Kleberson Davide e Matheus Rafael Marques de Souza.

As provas integrantes do WA Continental Tour Silver 2020 são, no masculino: 100 m, 400 m, 110 m com barreiras, 400 m com barreiras, 3.000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, arremesso do peso, salto com vara e salto em altura; e no feminino: 100 m, 400 m, 100 m com barreiras, 400 m com barreiras, 3.000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, arremesso do peso, lançamento do disco e lançamento do dardo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além dos 800 m no masculino, exclusivamente para atletas brasileiros, será disputado o revezamento 4×400 m, também no masculino, para países da América do Sul, inclusive o Brasil.

O GP Brasil Caixa não terá presença do público, em função dos protocolos necessários de combate à contaminação da Covid-19.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa