Júlia Barbosa é a promessa no lançamento do disco

Multicampeã nas categorias de base, Júlia Barbosa segue mirando novas conquistas

A paulista Júlia Barbosa surge como mais uma das promessas do atletismo brasileiro. Nascida em Bauru no dia 19 de março de 2004, a atleta do lançamento do disco tem um currículo impressionante. Desde que começou oficialmente nas competições até agora na Sub-18, ela subiu ao pódio em 100% dos eventos.

Atleta do IPEC Londrina Atletismo, ela mora e treina em Adamantina, que fica a cerca de 560 km da capital paulista. Ela é treinada por seu pai, Carlos Alberto Gomes Barbosa, professor universitário na cidade.

“Estou no atletismo há cinco anos e sempre tentei aperfeiçoar a parte técnica. Treinei com meu pai em todas as férias de julho, dezembro e janeiro. Desde 2015, na verdade, nunca mais tive férias”, lembrou Júlia Barbosa.

+ Letícia Lima é atração no Brasileiro Sub-20 de Atletismo

Dedicação

“Ela é muito dedicada, busca a perfeição técnica, já que nos primeiros anos sempre foi a menor em estatura e em peso corporal. Agora, com 1,75 m de altura e 77 Kg, alcançados com muito treinamento, conseguiu conquistar grandes resultados”, comentou o pai-treinador.

Em 2019, por exemplo, Júlia Barbosa foi campeã brasileira Sub-16, em Fortaleza (CE) e Sub-18, em Porto Alegre (RS), além de terminar a temporada como líder no ranking nacional nas duas categorias: 48,01 m no Sub-16 e 39,48 m no Sub-18.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Aos 11 anos, ela conta que pediu ao pai para treinar atletismo e recebeu um aviso: “Se você levar jeito, será um caminho sem volta”, disse. Em 2017, pediu também para a família se mudar de Bauru para Adamantina, onde Carlos Alberto já trabalhava. “Queria ir à escola caminhando e de bicicleta aos treinos, coisas que não podia fazer em Bauru. Adoraria que outras crianças e adolescentes tivessem as mesmas oportunidades que tenho.”

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa