Campeão brasileiro sub-16 segue os passos de Alison Santos

José Eduardo Mendes é treinado pela mesma técnica de Alison Santos, o Piu, e já se destaca na base

Campeão brasileiro sub-19 no ano passado, José Eduardo Mendes da Silva, descobriu o atletismo em 2017, quando estudava na Escola Estadual Manoel Gouveia de Lima, no interior de São Paulo. Ele começou, no entanto, no salto em distância e depois migrou para as provas de velocidade. E hoje, ouro no Brasileiro nos 100 m e nos 300 m com barreiras, ele segue os passos de outro craque, Alison Santos, o Piu.

José Eduardo Mendes é mais uma revelação formada pela professora Ana Cláudia dos Reis Fidelis. Foi ela a responsável pelo início de carreira de Alison Santos, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e finalista no Mundial de Doha-2019, ambos nos 400 m com barreira.

+Uma vida regada à medalhas e glórias: conheça Birgit Fischer

“O objetivo é poder representar a nossa seleção, viver do esporte e algum dia ser inspiração para outros atletas. O Piu é um exemplo e gostaria de seguir os passos dele”, disse José Eduardo.

“O Alison Santos é um exemplo para todos aqui no Instituto, então eles acabam se cobrando querendo ser como ele, mas nada que atrapalhe. Aposto muito no futuro dele (José Eduardo). É rápido no chão, e desce muito bem do ataque nas barreiras. Com certeza irá conseguir bons resultados no futuro”, comentou a treinadora Ana Claudia Fidelis.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No Campeonato Brasileiro Sub-16 de 2019, em Fortaleza, José Eduardo Mendes venceu os 100 m com barreiras, com o tempo de 13s44 (-0.4), e os 300 m com barreiras, com 37s76. Além disso, terminou a temporada em primeiro lugar no ranking brasileiro da categoria nas duas provas.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa