Promessa do 110 m com barreiras, Vinícius Catai volta aos treinos

Na transição para o adulto, pandemia complicou rotina do atleta de apenas 20 anos, que sonha alto para os próximos anos

Vinícius Catai é uma das grandes promessas das provas com barreira do atletismo brasileiro. Aos 20 anos, ele já é campeão brasileiro e sul-americano sub-20 dos 110 m com barreira e não quer parar por aí. A pandemia de coronavírus, no entanto, complicou a rotina do atleta.

Mas agora, depois de três meses, ele celebrou a retomada dos treinamentos no Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR).

“Estou muito contente. O período de quarentena foi complicado, porque estou em um ano de adaptação para a barreira dos adultos e, com as pistas fechadas e sem barreiras, isso acabou sendo uma dificuldade”, contou Vinícius, que fez treinos em casa, nas ruas e na região do Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

+ Corrida olímpica da marcha e da maratona recomeça em setembro

Objetivos em 2021

Apesar da temporada difícil por causa do coronavírus, o atleta tem bons objetivos para 2021 nos 110 m com barreira. “Quero bater o recorde do Campeonato Brasileiro Sub-23, que é de 13s93, do Eder Antônio Souza, e evoluir entre os adultos”.

No ano passado, Viníciu ficou em quarto lugar no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de San José, Costa Rica, com a marca de 13s63 (2.7). “A prova foi considerada a final mais forte de todos os tempos na especialidade”, relembrou o líder do ranking brasileiro sub-20 de 2019.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

E quem confia no potencial de Vinícius Catai é seu treinador Katshuhico Nakaya, ex-atleta e com oito Olimpíadas no currículo. “Ele começou a treinar comigo no final de 2018 e tem tudo para evoluir em seu primeiro ano de adulto. Então estamos fazendo um planejamento a médio e a longo prazos, de olho na Olimpíada de 2024”, concluiu.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa