Maratona de Frankfurt é cancelada por conta da pandemia

Prova mais antiga da Alemanha na modalidade foi mais uma corrida de rua cancelada em 2020

Mais uma prova de rua de 2020 foi cancelada. Nesta terça-feira (11), a organização da Maratona de Frankfurt, na Alemanha, oficializou o cancelamento da edição deste ano.

“Fizemos o possível para encontrar soluções e temos que enfrentar a fria realidade de que o cancelamento é inevitável”, explicou a organização da 39ª edição da maratona de rua mais antiga da Alemanha.

O ano de 2020 está sendo totalmente atípico para as provas de rua do mundo. As competições deste ano em Boston, Chicago, Berlim e Nova York foram canceladas por conta da Covid-19. O mesmo aconteceu na Maratona de Frankfurt. Por conta do cenário do coronavírus no mundo e as regras de saúde do país, a organização decidiu pelo cancelamento.

“Em comparação com as adversidades que esta pandemia mundial infligiu a pessoas, países, instituições e empresas, o cancelamento de um evento esportivo é de pouca importância. O esporte nunca deve ser permitido colocar a vida em perigo. Fizemos o possível para encontrar soluções e alternativas e temos que enfrentar a fria realidade de que o cancelamento é inevitável”, disse a diretora da prova Jo Schindler.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Questões que causaram o cancelamento

A maratona de Frankfurt estava prevista para acontecer em 25 de outubro, contudo as regras sanitárias na Alemanha já impossibilitavam a realização. Segundo as decisões do governo local, grandes eventos estão proibidos até 31 de outubro.

A única maneira em que é possível a realização é a organização garantir distanciamento social, regulamentos de higiene e os dados de contato pessoal de todos os envolvidos.

“Nesse aspecto, isso também significa, para nós, os espectadores. Infelizmente, com o local e o tempo, não podemos garantir com certeza absoluta o bem-estar de centenas de milhares de espectadores ao longo de um percurso de 42,195 quilômetros que atravessa Frankfurt.”

Alternativas encontradas para a realização em 2020

Para acontecer ainda neste ano, as maratonas de Tóquio e Londres optaram por só permitir a participação de atletas de elite. A prova japonesa já foi realizada, em 1º de março, e no masculino o etíope Birhanu Legese foi o campeão. Já entre as mulheres, Lonah Chemtai, de Israel, ficou com o título.

Já a maratona de Londres, que está programado para acontecer em 4 de outubro, seguirá pela mesma linha. Na última semana, a organização da prova britânica oficializou que somente os atletas de elite poderão disputar os 42,195 km.

Nairobi Continental Tour Gold Meeting é adiado

Com a chancela da World Athletics (Associação Internacional de Federações de Atletismo), o Nairobi Continental Tour Gold Meeting foi reprogramado. A competição estava programada para acontecer em 26 de setembro e foi adiada pela organização para 3 de outubro.

O Tour Gold Meeting é uma série de competições anuais de elite do atletismo que é reconhecida pela World Athletics.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa