Brasileiro Sub-16 de Atletismo será em Fortaleza

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou, por meio da Nota Oficial Nº 94/2017, a realização do Campeonato Brasileiro Sub-16 para o período de 29 de setembro a 1º de outubro deste ano, em Fortaleza, no Ceará. A competição faz parte de um convênio assinado entre a CBAt, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e algumas agremiações nacionais.

O objetivo é firmar parcerias para a realização dos Campeonatos nacionais das categorias iniciais, ou seja: sub-16, sub-18, sub-20 e sub-23, visando o ciclo olímpico que tem Tóquio 2020, como ápice.

No ano passado, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), o Centro Olímpico, de São Paulo, venceu o Brasileiro Caixa Sub-16, com a participação de centenas de atletas de todas as regiões do País. Foi o quarto título da equipe paulistana, em sete edições da competição. No total, o time tetracampeão somou 152 pontos na classificação geral: 53 pontos no masculino e 99 no feminino (1º lugar entre as mulheres).

A equipe vice-campeã foi a PM Colombo, do Paraná, com 87 pontos, todos conquistados no masculino (foi campeã entre os homens). O terceiro lugar geral foi o SESI de São Paulo, com 83 pontos (58 no masculino e 25 no feminino).

O destaque individual, no masculino, foi Vitor Gabriel Motin (PM Colombo), ganhador do lançamento do disco (com recorde nacional de 69,86 m) e do arremesso do peso. No feminino, a eleita foi Ana Caroline dos Santos Lopes, da FAE, de Jaboticabal (SP), igualmente vencedora do peso e do disco, quebrando três vezes o recorde brasileiro nesta segunda prova, chegando a 48,64 m.

Giovana Pinheiro
Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa