Cross country aposta no revezamento para Paris-2024

Conselho da World Athletics confirmou o formato da competição, que pode retornar ao programa exatamente um século depois da primeira participação

O Conselho da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) confirmou que fez uma proposta para que o cross country retorne ao programa olímpico em Paris-2024. E o formato escolhido foi o revezamento misto, com duas mulheres e dois homens. O COI (Comitê Olímpico Internacional) ainda precisa referendar a proposta.

Mas Paris-2024 tem um apelo forte, já que o cross country foi disputado pela primeira vez na Olimpíada de Paris-1924. Após 100, a modalidade do atletismo pode retornar. A World Athletics se reunirá com o Comitê Organizador de Paris-2024 em um futuro próximo para elaborar mais detalhes da proposta.

Proposta

Para retornar ao programa olímpico, o revezamento misto foi o formato escolhido de competição no cross country. O evento seria um revezamento de equipes mistas para 15 países. Cada equipe seria composta por dois homens e duas mulheres.

Cross country atletismo revezamento misto Paris-2024
Copa Brasil de Cross Country em Serra (ES) (Leonardo Duarte/CBAt)

Cada integrante correria duas pernas do percurso de 2,5 km, alternando entre atletas do sexo masculino e feminino.

+ NAR retoma atividades e CNDA será reaberto na próxima segunda

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, disse estar feliz com a perspectiva de a especialidade voltar aos Jogos Olímpicos 100 anos depois. “Meu amor pelo atletismo começou com o cross country. Quando entrei para o meu primeiro clube, o Hallamshire Harriers, corria a prova. Seria extremamente simbólico que a disciplina atlética voltasse ao campo depois de um século”, disse.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Só que o próprio Comitê Organizador de Paris-2024 já disse que pretende diminuir o número de atletas em seu programa olímpico. E com essa proposta do cross country, mais 60 atletas seriam adicionados ao programa.

Em abril, o Comitê Organizador de Paris-2024 fez uma proposta junto ao COI para que o número de atletas seja de 10.500 (em Tóquio serão 11.091). Tudo para diminuir os custo de realização dos Jogos. Há também a intenção de igualdade de vagas para homens e mulheres.

Colaboração OTD

Mais em​ Paris 2024Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa