Garotada derruba vários recordes no Campeonato Brasileiro Sub-16 de atletismo

As duas primeiras colocadas na final do lançamento do disco do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16, disputada na tarde desta sexta-feira (21), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, conseguiram sete marcas melhores que o antigo recorde nacional da categoria, que era 43,89 m e pertencia a Valquiria Aparecida Meurer, da AD Criciúma, e fora estabelecido em São Paulo, a 17 de outubro de 2014.

Desta vez, Caroline Elias de Almeida (Medianeira), de 14 anos e há quatro no esporte, superou quatro vezes a marca anterior (fez 44,95 m/45,12 m/45,60 m/46,05 m). Com 46,05 m, na sexta tentativa, ela garantiu a medalha de prata. Já Ana Caroline dos Santos Lopes (FAE) superou o recorde anterior três vezes: 43,96 m, 45,81 m e 48,64 m. Assim tornou-se, além de campeã da prova, a nova recordista brasileira da categoria sub-16 (mirim), com 48,64 m. A terceira foi Rafael Cristina da Silva (Sesi), com 40,01 m.

Com 15 anos e há um apenas no Atletismo, Ana Carolina confessa que nunca havia pensado em fazer esporte. “Foi minha professora (Roberta de Oliveira, sua atual treinadora) que me convenceu a fazer Atletismo”, diz a lançadora. “O objetivo é chegar um dia aos Jogos Olímpicos”, afirma a atleta, que vive em Jaboticabal (SP).

Recorde brasileiro também no lançamento do disco masculino, com Vitor Gabriel Motin (PM Colombo), de 15 anos, treinado por Sidmar Andreghelo), que marcou 69,86 m. O recorde anterior era de Saymon Rangel Hoffman (Sogipa), que tinha 61,34 m, marca feita em 13 de outubro de 2013, em São Paulo.

Vitor também é campeão da categoria sub-18, disputado na semana passada também em São Bernardo. “Gostei muito da prova, mas consegui um grande lançamento na sexta tentativa, venci e bati o recorde”, disse Vitor.

No salto em altura, a ganhadora da medalha de ouro foi Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues (RAAEI), com 1,62 m, ficando a 16 cm do recorde nacional de Ana Paula de Oliveira, mulher do campeão olímpico Thiago Braz. “Treino com José Elias, em Rondonópolis (MT)”, afirma Arielly. “Minha melhor marca é 1,67 m, feito em João Pessoa (PB), nos Jogos Escolares”, concluiu a atleta, de 13 anos e há três no esporte.

No salto em distância, vitória de LIssandra Maysa Campos (IVL), treinada por Cida Barbosa, em Cuiabá (MT). Ela tem 14 anos, saltou 5,66 m e afirma: “Comecei este ano e tenho claro para mim: quero ser uma atleta de elite.”

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa