Oito brasileiros competem nesta sexta pelo Mundial

Oito atletas do Brasil entram na pista do Estádio Olímpico do Londres nesta sexta-feira (11), pelo Campeonato Mundial de Atletismo. Entre eles, Eliane Martins, que fará a final do salto em distância, a partir das 15:10, hora de Brasília (19:10, hora local).

Eliane se qualificou nesta quarta-feira (09) com 6,46 m, em 12º lugar. “Se repetir minha melhor marca este ano (6,69 m), acho que posso ficar entre as oito primeiras”, disse a saltadora do Pinheiros, de 31 anos, que treina com Nelio e Tania Moura e tem 6,72 m como recorde pessoal, feito em 2016. “Este é meu terceiro Mundial e a primeira vez que faço a final, ficar entre as oito melhores agora é a meta”, completou a atleta.

Nos 100 m com barreiras, Fabiana Moraes fará a preliminar às 06:45 (10:45). Se obtiver a qualificação, voltará à pista para a semifinal, às 15:05 (19:05). Fabiana, 31 anos, atleta do Pinheiros, treina com Nelio e Tania Moura.

Lançamento de disco

Andressa de Morais, de 26 anos, atleta do Pinheiros treinada pelo cubano Julián Mejias, e Fernanda Martins, de 29 anos, da B3 Atletismo e treinada por João Paulo Alves da Cunha, entram na pista às 06:10 (10:10) e 07:35 (11:35), respectivamente, para a qualificação do lançamento do disco.

No ano passado, classificada para a Olimpíada do Rio, Fernanda sofreu com uma hérnia de disco e quase perdeu a competição. “Eu estava bem antes da hérnia de disco, então fiquei muito frustrada. Sofri a lesão 40 dias antes da Olimpíada, fazendo um agachamento. Perdi o Troféu Brasil e quase não competi na Olimpíada”, recorda a gaúcha de 29 anos.

Salto em altura

No salto em altura, Talles Silva, de 26 anos, atleta do Pinheiros, que treina com Kiyoshi Takahashi, e Fernando Carvalho, de 22 anos, da B3 Atletismo, treinado por José Antonio Rabaça, começam a qualificação às 07:15 (11:15).

“Estou aqui já faz um tempo. Ao mesmo tempo que é difícil estar em uma das últimas provas, também é legal ficar na expectativa de como vai ser, ver o pessoal competindo. Mas eu fiquei tranquilo, fiz bons treinos, saltei, e expectativa é grande para chegar à final. É meu primeiro Mundial, o que é bem especial, então vou com tudo.”

Curiosamente, o dia em que Fernando alcançou a marca, em São Bernardo, tinha muito do clima londrino: garoa, vento e frio. “Já aconteceu isso comigo algumas vezes. No Sul-Americano Sub-23 (em 2014, no Uruguai) eu fiz 2,24 m e estava um frio absurdo, eu já fiz algumas marcas boas em climas ruins. Mesmo com o tempo assim, o atleta tem que se superar, dar um jeito de fazer o melhor.”

Decatlo

O Brasil terá ainda dois representantes na disputa do decatlo, que terá as cinco primeiras provas nesta sexta-feira: Luiz Alberto de Araújo, de 30 anos, da B3 Atletismo, orientado por Edemar Alves, e Jefferson Santos, de 22 anos, do Pinheiros, preparado por José Cordeiro de Carvalho. Eles farão três provas pela manhã, a partir das 06:00 (10:00) – 100 m, salto em distância e arremesso do peso. E a tarde, a partir das 13:00 (17:00), o salto em altura e os 400 m.

“Eu sempre enfatizo que o primeiro dia é muito importante para dar uma continuidade legal no segundo dia, que é quando o decatlo realmente começa, já que as provas são muito técnicas”, explica Luiz – a prova terminará, no sábado, com a disputa dos 110 m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500 m. “Quero fazer o meu melhor, espero realizar aquilo que eu treinei depois da minha recuperação da lesão – se eu conseguir, o resultado já vai ser muito bom.”

 

Giovana Pinheiro
Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa