Usain Bolt é atração do primeiro dia do Mundial em Londres

O jamaicano compete no primeiro dia do Mundial de Atletismo, competição que vai marcar sua despedida das pistas

Com cerca de dois mil atletas, inscritos por 205 países, começa nesta sexta-feira (dia 4), a 16ª edição do Mundial de Atletismo. O Campeonato será disputado no Estádio Olímpico de Londres, o mesmo que foi palco dos Jogos de 2012. Nesta rodada inicial, com oito provas, todas no período noturno, as grandes atrações serão o jamaicano Usain Bolt, que fará a preliminar dos 100 m no último Mundial de sua brilhante carreira, e o britânico Mo Farah, que disputará a final dos 10.000 m e também promete se aposentar este ano.

O Brasil participa da competição com 36 atletas e um deles compete já na rodada de abertura: Paulo Sergio dos Santos Oliveira, que fará a prova de qualificação do salto em distância a partir das 15:30, hora de Brasília (19:30, hora local).

Paulista de Buritama, 24 anos de idade e há 10 no Atletismo, Paulo Sergio afirmou que está confiante numa boa apresentação. “Venho treinando bem e vou lutar para chegar à final”, disse o atleta, no saguão do Grange Hotel, onde a Seleção Brasileira está hospedada. “O treinador dele (Aristides Junqueira) me informou que o Paulo está numa boa fase”, confirmou o treinador-chefe da equipe, Carlos Cavalheiro.

A melhor marca de Paulo, que defende a B3 Atletismo, este ano é 8,05 m e seu recorde pessoal é 8,13 m, de 2014. Ele está no Grupo B e o sul-africano Ruswahl Samaai é quem tem a melhor marca na temporada, com 8,49 m. O melhor de todos os inscritos é outro saltador da África do Sul: Luvo Manyonga, que fez 8,65 m este ano. Mas há dúvidas quanto à sua participação.

Para garantir sua classificação à fase seguinte, o brasileiro terá que repetir o salto de 8,05 m, que já fez este ano, ou ficar entre os 12 melhores na qualificação geral. A prova final está marcada para sábado (5), a partir das 16:05 (20:05).

O tempo está instável na capital britânica. Nos dois últimos dias choveu, ventou e fez frio. O serviço de meteorologia espera que o tempo melhore já a partir desta sexta-feira. O Mundial tem duas novidades nesta edição: pela primeira vez as disputas começam na sexta-feira, pois normalmente o sábado é o primeiro dia, e uma nova prova entrou no programa (os 50 km marcha atlética feminina). Agora o programa completo tem 48 provas finais, 24 para homens e 24 para mulheres.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa