Liga Diamante adia duas etapas, mas mantém “Jogos Impossíveis”

Organizadores do principal circuito de competições do atletismo decide manter a realização dos Bislett Games de Oslo em formato alternativo. Organizadores deverão seguir as diretrizes da Noruega de combate a pandemia

Os organizadores da Liga Diamante, o principal circuito de competições de atletismo, anunciaram nesta quinta-feira (23) o adiamento de mais duas etapas marcadas para junho por conta da pandemia do novo coronavírus. A boa notícia para os fãs é que os Bislett Games de Oslo, na Noruega, estão mantidos, desde que sejam organizados sob certas condições.

As duas etapas canceladas foram as de Eugene, nos Estados Unidos, incialmente marcada para o dia 7, e a de Paris, na França, no dia 13.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A Liga Diamante já havia adiado os meetings de Doha (CAT), da China (dois), de Estocolmo (SUE), de Roma/Nápoles (ITA) e de Rabat (MAR), previstos para abril e maio.

A decisão desta quinta-feira foi tomada após consultas com todas as partes envolvidas e com base nas preocupações com a segurança dos atletas, bem como pelas restrições de viagens causadas pela pandemia, que tornam impossível a realização das competições conforme planejado.

Novas datas para os eventos adiados da Liga Diamante serão anunciadas em cooperação com a Unidade de Calendário Global do World Athletics (ex-IAAF), assim que a situação mundial da pandemia possibilitar um plano confiável.

Jogos Impossíveis” em formato alternativo

Uma exceção no calendário devem ser os Bislett Games de Oslo, na Noruega, que estão marcados para o 11 de junho. O evento seguirá acontecendo e já recebe o nome de “Jogos Impossíveis”.

A organização dos Bislett Games de Oslo anunciou que realizará a competição em um formato alternativo. A Liga Diamante aprovou, desde que se siga rigorosamente as determinações do governo norueguês sobre o combate ao novo coronavírus.

O programa do evento prevê inicialmente a tentativa de novo recorde mundial dos 400 m com barreiras do norueguês Karsten Warholm, bicampeão mundial da prova, e uma disputa no salto com vara entre o sueco Armand “Mondo” Duplantis, recordista mundial indoor, e o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico.

“Essa é uma notícia positiva para atletas e fãs e promete, mesmo nesta fase inicial, ser uma grande noite de atletismo no estádio Bislett. Parabéns aos organizadores da Liga Diamante por sonhar com isso e seguir o sonho, trabalhando dentro das diretrizes de pandemia estabelecidas na Noruega”, disse Sebastian Coe, presidente da World Athletics.

Rafael Freitas

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa