Mundial de Meia Maratona de Gdynia, na Polônia, é adiado

A competição prevista para o dia 29 de março, deverá ser disputada dia 7 de outubro, se as condições do coronavírus permitirem. O Brasil teria cinco atletas no evento.

A World Athletics, novo nome da Federação Internacional de Atletismo, anunciou nesta sexta-feira (6) o adiamento do Campeonato Mundial de Meia Maratona. A competição iria acontecer no dia 29 de março, em Gdynia, na Polônia. O motivo é a atual incerteza criada pela disseminação internacional de novo coronavírus.

A World Athletics acatou a decisão do comitê organizador, após analisar as recomendações do Serviço de Inspeção Sanitária de Gdynia.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Mundial de Meia Maratona deverá ser disputada no dia 17 de outubro, ainda em Gdynia, se as condições internacionais permitirem. A prova tinha cerca de 25.000 inscritos.

“A atual situação comprometeria seriamente o evento neste momento, já que muitos países estão restringindo as viagens internacionais, invocando quarentenas e aconselhando cidadãos e organizadores a evitar reuniões de massa”, diz a nota da WA. “Primeiro e acima de tudo, tivemos que considerar a saúde e o bem-estar de nossos atletas, oficiais e espectadores ao tomar essa decisão.”

O conselho da equipe médica da WA, é que a disseminação do coronavírus é preocupante em muitos países e todas as principais reuniões devem ser revisadas.

O Brasil participaria do Mundial de Meia Maratona com uma equipe de cinco atletas: Ederson Vilela Pereira (Pinheiros), Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) e Paulo Roberto de Paula (SPFC/Kiatleta), no masculino; e Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros), no feminino.

Em relação aos convocados para a competição, o assunto será submetido ao Conselho Técnico da CBAt, que deliberará sobre a manutenção ou não dos convocados.

Antes do Mundial de Meia Maratona, a World Atlhetics já havia adiado para o ano que vem o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo. O evento seria disputado de 13 a 15 de março, em Nanjing, na China, também teve o coronavírus como motivo de adiamento.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa