Promessa na marcha, Gabriela Muniz disputa Sul-Americano

Brasiliense, já qualificada para o Mundial de Minski, na Bielorússia, segue nesta sexta-feira para Lima ao lado de outros 23 atletas

A seleção brasileira de marcha atlética viaja na manhã desta sexta-feira (6/3) para Lima, no Peru, onde disputará o Campeonato Sul-Americano da modalidade no domingo (8/3). A delegação segue com 24 atletas – 12 homens e 12 mulheres. Uma das maiores promessas da equipe é a brasiliense Gabriela Muniz, de apenas 17 anos, que vai competir na categoria Sub-20.

A atleta confirmou sua condição especial ao conquistar o bicampeonato da Copa Brasil Caixa, em fevereiro, no circuito montado na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. completando os 10 km em 53:29. Foi o quarto título de Gabriela, que já foi duas vezes campeã do Sub-18.

“Ela tem talento, é uma atleta especial, que treina muito e gosta muito de marchar”, comentou o treinador João Sena, que é pai de Caio Bonfim, o melhor atleta da modalidade da história, que também competirá em Lima.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Única qualificada no Sub-20 para o Mundial de Minsk, na Bielorússia, em maio, ela sonha alto no esporte. “Tenho objetivo de divulgar a marcha, de mostrar que a modalidade é muito importante. E para isso quero representar o Brasil nas Olimpíadas e em Mundiais. Venho de uma família humilde, mas contei com o apoio de meus pais”, comentou a atleta, que treina de segunda-feira a sábado no CASO, em Sobradinho (DF).

Ela obteve o índice para o Mundial de Minsk, no ano passado, ao competir no tradicional GP de La Coruña, na Espanha, quando conseguiu a marca de 49:23 – recorde brasileiro.

“Comecei no atletismo muito pequena e não gostava da marcha. Fazia corrida, velocidade e fundo, mas os treinadores sempre me disseram que eu entrava nas provas com o calcanhar. Ai fui encaminhada para a marcha e gostei”, disse Gabriela, que é treinada também por Gianetti Bonfim.

“Estou muito animada e treinando muito bem para o Sul-Americano. Quero cada vez melhorar minha técnica e meus resultados”, afirmou a marchadora, que mora em Paranoá, em Brasília. “Quero muito disputar provas importantes como a de Rio Maior, em Portugal, e de La Coruña, novamente.”

Gabriela e os outros 23 atletas brasileiros seguem para Lima no voo AV 916, da Avianca, que tem decolagem prevista para as 6 horas desta sexta no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A competição vai ser realizada no mesmo circuito de 1 km dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, na Avenida José Larco, em Miraflores.

A programação do evento é a seguinte, no horário de Brasília (duas horas a mais do que em Lima)

11 horas – 50 km Feminino e Masculino
12 horas – 20 km Feminino
14 horas – 20 km Masculino
15h45 – 10 km Feminino Sub-20
16h45 – 10 km Masculino Sub-20 e Sub-18
17h45 – 5 km Feminino Sub-18

Os integrantes da Seleção de marcha atlética

Masculino
50 km – adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC)
Claudio Richardson dos Santos (AABB-RN)

20 km – Adulto
Caio Bonfim (CASO-DF)
Lucas Gomes Mazzo (IEMA-SP)
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC)

10 Km sub-20
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP)
Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR)
Rubens Dantas de Barros (CASO-DF)

10 km Sub-18
Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC)
Paulo Kennedy dos Santos (AMDM-CE)
Edson Erico Alves de Aguiar (Atletas com Futuro-PE)

Feminino
50 km – adulto
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ)
Mayara Luize Vicentainer (FME Timbó-SC)
Paula Raissa Silva (Sport Club de Recife-PE)

20 km – adulto
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
Daniela Maria de Oliveira (CASO-DF)

10 km – Sub-20
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)

5 Km – Sub-18
Thaliane Janaína da Cruz (PM Colombo-PR)
Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF)
Lilian Dumes Bittencourt (Balneário Camboriú-SC)

Viajam também os treinadores: Gianetti Bonfim (DF), Sidmar Andrigheto Gielow (PR), Luís Paulo Ferreira Porto (RJ) e Diogo Dias Gamboa (SC).

Rafael Freitas

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa