Brasil termina Pan-Americano do Peru com nove medalhas

O Brasil terminou neste domingo (23) a sua participação no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, no Estádio Chan Chan, em Trujillo, no Peru. A equipe conquistou nove medalhas nos três dias de competições, sendo uma de ouro, três de prata e cinco de bronze.

Em relação ao último torneio, disputado em 2015, em Edmonton, no Canadá, o Brasil teve uma melhor performance. Naquela oportunidade, foram oito medalhas sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Neste domingo, no último dia de competição, a catarinense Ana Lays Bayer ficou em quarto lugar no lançamento do martelo, com 58,70 m. Nos 1.500 m, Pietra Ornelas da Silva terminou em quinto lugar, com 4:29.40, enquanto Walace Evangelista Caldas ficou em sétimo, com 3:52.41.

No salto com vara, Gabriel Carmignoli de Andrade classificou-se na quinta colocação, com 4,80 m. Já Murillo Albuquerque Santos terminou em oitavo lugar no salto triplo, com 14,54 m (2.3).

Ainda no sábado (22), Jordan Santos de Souza ganhou a medalha de bronze no decatlo, com 7.036 pontos. Os norte-americanos George Patrick e Kyle Garland ficaram com o ouro e a prata, com 7.514 e 7.212, respectivamente.

A arbitragem brasileira também esteve presente no evento peruano. Ubiratan Martins Junior, que trabalhou no Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, foi escalado para a competição. Confira as medalhas do Brasil em Trujillo abaixo:

Ouro

Pedro Henrique Nunes Rodrigues – lançamento do dardo

Prata

Paulo André de Oliveira – 100 m

Fabiele Alves – lançamento do dardo

Gabriel dos Santos – salto em distância

Bronze

Alencar Chagas Pereira – lançamento do martelo

Felipe Bardi – 100 m

Derick Silva – 200 m

Italo Matheus de Araújo – 800 m

Jordan Santos – decatlo

Júlia Belas
Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary’s University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa