Seleção viaja ao Canadá para Pan-Americano de Cross Country

Delegação brasileira conta com 12 atletas e embarca nesta quarta-feira. A competição acontece no sábado

Os 12 corredores convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, que será disputado sábado (29), viajam nesta quarta-feira (26) para Victoria, no Canadá.

“A nossa equipe é jovem e tem pouca bagagem de competições internacionais. Mesmo assim, estou otimista porque a juventude traz certa irresponsabilidade de encaixar uma boa prova e obter bom resultado”, destacou Claudio Roberto de Castilho, treinador-chefe da delegação.

+Paulo Roberto consegue índice na maratona para Tóquio 2020

“O Brasil não tem muita tradição em cross country. O pessoal disputou apenas a Copa Brasil. Pelas dificuldades, usamos o cross como preparação e não como meta”, afirmou, citando o exemplo do Daniel Ferreira do Nascimento, da equipe adulta. “Ele foi o melhor brasileiro na São Silvestre de 2019, ganhou a Meia Maratona de São Paulo de 2020 e foi campeão da Copa Brasil, provas de modelos bem distintos”, completou.

Quem também usa o cross como preparação é Tatiane Raquel da Silva, campeã adulta dos 10 km em Serra, no Espírito Santo. “Nós focamos no cross, mas com o objetivo de tentar um lugar na seleção olímpica de atletismo nos 3.000 m com obstáculos. A disputa do Pan de Victoria também vai ajudar na preparação”, comentou Tatiane, que é treinada por Castilho.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Vou estudar a start list, para entender o nível dos atletas que estarão lá, e analisar o percurso. Pelos diferentes tipos de circuito, é difícil precisar um tempo ideal. A grande possibilidade é optar por uma corrida mais tática”, completou o treinador-chefe.

Confira a Seleção completa que vai ao Pan-Americano:

Masculino
10 km Adulto
Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP)
Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP)
Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ)

8 km Sub-20
Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT)
Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT-RS)
Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR)

Feminino
10 Km Adulto
Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR)
Graziele Zarri (Pinheiros-SP)
Amanda Aparecida de Oliveira (UJFJ-MG)

6 km Sub-20
Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA)
Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR)
Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE)

Fernanda Zalcman

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa