Paulo Roberto é convocado para o Mundial de Meia Maratona

O experiente atleta de 40 anos foi chamado para substituir Gilmar Silvestre Lopes, que pediu dispensa

A seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Meia Maratona, dia 29 de março, em Gdynia, Polônia, sofreu uma mudança. Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro/Caixa) pediu dispensa e em seu lugar a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou Paulo Roberto de Almeida Paula (São Paulo FC/Kiatleta).

Desta forma, o Brasil continua com cinco representantes na competição: Ederson Vilela Pereira (Pinheiros), Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) e Paulo Roberto, no masculino, Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros), no feminino. Os atletas viajam no dia 25 de março. O técnico será Cláudio Roberto de Castilho.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Paulo Roberto, de 40 anos, continua competindo bem no alto nível. Foi sétimo colocado na maratona do Mundial de Moscou-2013 e o 19º no Mundial de Doha-2019, no Catar, prova disputada à meia-noite, com muito calor.

Radicado em Portugal, ele participa de várias provas no país pelo Run Tejo/CMSocks. Em janeiro, por exemplo, foi o segundo colocado na 22ª Meia Maratona Manuela Machado realizada em Viana do Castelo. Paulo Roberto completou o percurso de 21,1 km com o tempo de 1:04:56.

Para o técnico Cláudio Castilho, o Mundial de Meia Maratona é uma competição estratégica visando as maratonas que os atletas disputarão na segunda quinzena de abril, de olho na qualificação para os Jogos de Tóquio-2020. “É um termômetro muito importante. Os atletas vão tentar a melhor marca pessoal. Pelo novo sistema da World Athletics (ex-IAAF), todos tentarão uma pontuação expressiva na composição do ranking na briga por vagas em Tóquio”, comentou.

Marina Panizza

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa