Coronavírus adia Mundial Indoor de Nanjing para 2021

Campeonato aconteceria em março e só será realizado no próximo ano por conta do vírus.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu na tarde desta quarta-feira (29/1) comunicado da World Athletics (ex-IAAF) informando que o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, que estava previsto para o período de 13 a 15 de março de 2020, na cidade de Nanjing, na China, foi transferido, em comum acordo com os organizadores locais, para março de 2021, em função do surto do coronavírus, cuja situação é de conhecimento público.

+ SELEÇÃO BRASILEIRA VIAJA PARA SULAMERICANO INDOOR

Os critérios de convocação para o evento de 2021 serão posteriormente estabelecidos pelo Conselho Técnico da CBAt, quando da análise dos eventos do próximo ano.

A World Athletics divulgou nota em seu site  dizendo que é “lamentável que tenhamos de concordar com os organizadores do Mundial de Atletismo em Nanjing em adiar o evento para março de 2021”. “Sabemos que a China está fazendo todo o possível para conter o coronavírus e os apoiamos em todos os seus esforços, mas é necessário fornecer aos nossos atletas, federações e parceiros um caminho claro a seguir em um cenário complexo e veloz”, acrescenta a nota.

“O conselho da nossa equipe médica, que está em contato com a Organização Mundial da Saúde, é que a disseminação do coronavírus na China e fora do país ainda é um nível preocupante e ninguém deve avançar com nenhum evento importante”, alerta a World Athletics.

E explica que optou pelo adiamento como alternativa. “Optamos por não cancelar o campeonato, pois muitos de nossos atletas gostariam que esse evento acontecesse. Por isso vamos trabalhar com nossos atletas, parceiros e comitê organizador de Nanjing para garantir uma data em 2021 para a realização do Mundial.”

Rafael Freitas

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa