Seleção Brasileira viaja para disputa do Sul-Americano Indoor

A equipe terá 15 atletas na competição, que será realizada no fim de semana na Bolívia. O evento é preparatório para o Campeonato Mundial

A Seleção Brasileira de Atletismo embarca nesta quinta-feira (30) para Cochabamba, na Bolívia, onde disputará no sábado (1) e domingo (2) a primeira edição do Campeonato Sul-Americano Indoor. A competição serve de preparação o Mundial em Pista Coberta, confirmado por enquanto para Nanjing, na China, de 13 a 15 de março.

A delegação brasileira terá 15 atletas – oito homens e sete mulheres – no torneio. Eles foram convocados para a primeira competição internacional do ano pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por terem índice para o Mundial e pela colocação no Ranking Sul-Americano Outdoor de 2019.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A Comissão Técnica é formada pelo treinador-chefe Evandro Lazari (SP) e por José Antônio Rabaça (SP), Neilton Moura (SP), Tania Moura (SP) e Renan Valdiero (RJ). Estão no grupo o médico Mauro Antônio Moreira, o fisioterapeuta Vitor Stefanini e o chefe da delegação Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

Neilton Moura lembra que a pista no Sul-Americano Indoor tem 200 m e apresenta como maior dificuldade a inclinação. “É difícil para os atletas menos experientes neste tipo de competição manter-se na raia. Por isso, muitos não gostam de participar desses eventos”, comentou.

O treinador lembra que as provas de salto em distância, salto triplo, salto com vara e arremesso do peso têm padrões semelhantes as disputadas no estádio ao ar livre, como o trecho de corrida, com a única diferença de não ter a medida de vento, porque o ambiente é fechado.

O Sul-Americano Indoor será realizado no Estádio Atlético do Governo Autônomo Municipal de Cochabamba (GAMC), que conta com pista ao ar livre e pista coberta, ambas com certificação Classe 1 da World Athletics, ex-IAAF.

Os organizadores do evento receberam inscrição de atletas de 10 países: Bolívia, Brasil, Panamá, Venezuela, Argentina, Suriname, Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. A confirmação dos participantes ocorrerá no Congresso Técnico marcado para sexta-feira (31/1), a partir das 18 horas (19 horas de Brasília), no Centro de Formação e Treinamento Esportivo de Cochabamba.

Os 15 brasileiros no Sul-Americano Indoor são:

Masculino
Gabriel Constantino (Pinheiros-SP) – 60 m c/barreiras
Eduardo de Deus (Orcampi-SP) – 60 m c/barreiras
Anderson Henriques Freitas (Sogipa-RS) – 400 m
Fernando Carvalho Ferreira (Orcampi -SP) – altura
Thiago Júlio Alfano Moura (Orcampi-SP) – altura
Alexsandro Melo (Orcampi-SP) – triplo e distância
Willian Denilson Dourado (ARPA-SP) – peso
Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros-SP) – triplo

Feminino
Rosangela Santos (Pinheiros-SP) – 60 m
Tiffani Beatriz Marinho (Orcampi-SP) – 400 m
Geisa Coutinho (Pinheiros-SP) – 400 m
Valdileia Martins (Orcampi-SP) – altura
Juliana de Menis Campos (Orcampi-SP) – vara
Eliane Martins (Pinheiros-SP) – distância
Geisa Arcanjo (Pinheiros-SP) – peso

Fernanda Zalcman

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa