Confederação Brasileira divulga calendário com foco em Tóquio

Disputas da modalidade nos Jogos Olímpicos no Japão estão marcadas para ocorrer de 31 de junho a 9 de agosto

A grande atração do calendário de 2020 no atletismo, claro, será os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no Japão, disputados na modalidade de 31 de julho a 9 de agosto.

A competição será aberta com as preliminares dos 400m com barreiras feminino, no dia 31 de julho, e termina com a maratona masculina no dia 9 de agosto, em Sapporo.

“Todos as atenções estarão voltadas para a preparação para Tóquio, que completará um importante ciclo olímpico”, lembrou o presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho. “Teremos uma equipe competitiva.”

Por causa do calor esperado para Tóquio 2020 em agosto, as provas mais longas – maratona feminina e masculina, os 20 km e 50 km masculinos e femininos – foram transferidas para Sapporo, a 800 km da capital japonesa, que registram historicamente 8 graus a menos na época do ano em relação a Tóquio.

Os circuitos serão montados no Sapporo Odori Park, que já recebeu a maratona de Hokkaido. Trata-se ainda de um ponto turístico importante da cidade, localizado na região central (de fácil acesso aos torcedores). Diversos eventos são organizados no local durante o ano.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Atletismo além de Tóquio 2020

O calendário nacional, mais uma vez, terá a Copa Brasil de Cross Country como a primeira competição do ano, no dia 18 de janeiro, em Serra, no Espírito Santo. A competição será seletiva para o Pan-Americano de Cross, marcado para o dia 29 de fevereiro, em Victoria, no Canadá.

Nos dias 15 e 16 de fevereiro será disputada a Copa Brasil de Marcha Atlética, ainda sem local definido.

Já de 13 a 15 de março será realizado o primeiro grande campeonato da World Athletics (IAAF): o Mundial de Atletismo Indoor, em Nanjing, na China. Em seguida, no dia 29, está previsto o Mundial de Meia Maratona, em Gdynia, na Polônia.

Em 2020, voltam a ser disputadas a Copa Brasil de Provas Combinadas e a Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo, nos dias 4 e 5 de abril, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).

O Mundial de Marcha Atlética por Equipes está marcado para os dias 2 e 3 de maio, em Minsk, na Bielo Rússia.

O Troféu Brasil, a principal competição interclubes da América Latina, está marcada para o período de 7 a 10 de maio, sem local definido. Já no dia 17 do mesmo mês está previsto o Grande Prêmio Brasil Caixa, também em sede a ser definida. Poucos dias depois, Tenerife, na Espanha, recebe o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, de 22 a 24.

Os Campeonatos Brasileiros estão previstos para o período de 12 a 14 de junho (sub-20), de 14 a 16 de agosto (sub-18), de 28 a 30 de agosto (sub-23), e de 16 a 18 de outubro (sub-16). Todos com sedes indefinidas.

+ Alex Pires garante vaga nas Paralimpíadas de Tóquio

Outras competiçõesno calendário para os brasileiros são o Mundial de Atletismo Sub-20, que será disputado de 7 a 13 de julho, em Nairóbi, no Quênia, e o Sul-Americano Sub-18, de 11 a 13 de setembro, em Encarnación, no Paraguai, e o Sul-Americano Sub-23, de 26 a 27 de setembro, em Sul-Americano, em Georgetown, na Guiana.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa