Com 7ª. marca do ano, brasileiro faz índice para o Mundial

Fernando Ferreira é o 11º integrante da B3 Atletismo a conquistar o índice individual para o Mundial de Londres, em agosto. O atleta de 22 anos venceu o salto em altura do Desafio Brasil/Circuito Prata 3ª Etapa, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, neste sábado (1/7/2017). O resultado de 2,30 m, exatamente o índice exigido, é recorde pessoal e coloca o saltador como o 7º melhor do ranking mundial.

“Foi um salto muito legal, tecnicamente muito bom”, disse o atleta, que enfrentou o tempo frio e chuvoso na sede da competição. “Eu já estava com a expectativa de conseguir essa marca. Ainda tentei passar os 2,34 m, que seria recorde sul-americano (o colombiano Gilmar Mayo fez 2,33 m em 1994). Esse é o meu próximo objetivo, alcançar um feito inesquecível na América do Sul. Nossa, mas esse índice tinha de sair! Não vou nem dormir esta noite.”

Fernando, paulista de Ribeirão Preto, é atleta da B3 desde 2015, mas começou a trabalhar com o técnico José Antônio Rabaça em 2013, quando tinha como melhor resultado a marca de 2,05 m. “Três dias depois de começar a treinar com o Rabaça, entrei em uma competição e fiz 2,13 m, índice para o Pan Juvenil de Medellín. De lá pra cá, estamos trabalhando todos os dias na pista. Acredito muito no trabalho dele, e ainda tem muito para acontecer na nossa parceria.”

Rabaça conta que a expectativa pelo índice já vinha de algum tempo. “A gente esperava que esse resultado sairia há umas quatro competições. Nesta semana, quarta e quinta, acertamos a marca do salto dele. Conversamos bastante sobre a prova de hoje, estava chovendo, mas isso não importava. Felizmente, parou de chover e ele fez uma ótima competição.”

O saltador começou a temporada com 2,26 m como recorde pessoal. Igualou o resultado em abril, no Estadual, em Campinas. Em 3 de junho, venceu o Grande Prêmio Brasil, com 2,28 m. Uma semana depois, foi campeão do Troféu Brasil com 2,25 m. E, no fim de semana passado, ganhou a medalha de bronze no Sul-Americano de Assunção, com 2,19 m.

Atletas da B3 com índice para o Mundial de Londres:

Darlan Romani – arremesso do peso
Luiz Alberto de Araújo – decatlo
Márcio Teles – 400 m com barreiras
Thiago do Rosário André – 800 m e 1.500 m
Wagner Domingos – lançamento do martelo
Érica de Sena – marcha atlética 20 km
Fernanda Borges – lançamento do disco
Núbia Soares – salto triplo
Tânia Ferreira da Silva – salto triplo
Vitória Rosa – 100 m e 200 m

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa