Primeiro campeão do Brasileiro Sub-16 vem da marcha atlética

O cearense Paulo Kennedy Rodrigues dos Santos venceu os 5.000 m da prova, no Estádio da UNIFOR, em Fortaleza, no Ceará

O primeiro campeão do Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 veio da marcha atlética 5.000 m em pista. No Estádio da UNIFOR, em Fortaleza, o cearense Paulo Kennedy Rodrigues dos Santos, da AMDM-CE, venceu em 25min32s85, a melhor marca pessoal do menino de 15 anos, numa carreira que começou em 2017. O campeonato iniciado nesta sexta-feira (20/9) termina no domingo (22/9), às 16h, com o revezamento 4×75 m.

O pódio da marcha atlética teve dobradinha cearense, com João Paulo Nobre de Oliveira, também da AMDM, em segundo lugar (25min34s25). Micael Reichert, da AABLU-SC, foi o terceiro (26mins57s89). Kauã Lucas Gasparim, da Prefeitura Municipal de Colombo-PR, liderou a prova até os últimos 200 m, quando Paulo deu uma arrancada e tomou a frente. Os dois travaram um duelo nos metros finais, mas Kauã foi desqualificado pela arbitragem, imediatamente após a linha de chegada, por “correr”.

+JÁ CONHECE O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO YOUTUBE?

Em 2018, Paulo dos Santos foi apenas o sétimo colocado no Brasileiro Sub-16. “Mas desta vez eu tinha consciência de que seria bom no sprint e, por isso, corri em segundo, marcando o líder”, disse o atleta, que começou e está até hoje na Associação dos Moradores do Bairro Dias Macedo de Fortaleza (AMDM).

Procurou o atletismo inspirado na Corrida de São Silvestre, que sempre acompanhou pela TV. Fez salto em altura, provas de velocidade, barreiras e corridas de fundo. Conheceu a marcha atlética quando o seu treinador, Luzemberg Lima, organizou uma prova de rua. “Fui e fiquei em segundo e comecei a fazer a marcha”, comentou. Disse que se inspira nos ensinamentos do pai Francisco, já falecido, na mãe Francisca, e na namorada Larissa.

Neste sábado (21/9), o programa de provas terá início às 8h (de Brasília). O Estádio de Atletismo da UNIFOR fica na Avenida Washington Soares, 1.321, em Edson Queiroz, Fortaleza.

Também é possível ver a competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TV NSports em sua plataforma de streaming. Na mesma plataforma ficam todos os vídeos das competições. Para ter acesso às imagens é preciso acessar https://canalatletismo.tvnsports.com.br ou baixar o app da TV NSports, disponível para Android e IOS.

Otávio Freire

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa