Todos os medalhistas do Pan competem no Troféu Brasil

São 18 atletas que subiram ao pódio em Lima e levaram o Brasil para o segundo lugar no quadro de medalhas na modalidade

Os 18 atletas que voltaram com medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Lima entre o final de julho e o início de agosto estão inscritos no Troféu Brasil de Atletismo. A maior competição de clubes da América Latina será disputada de 29 de agosto a 1º de setembro no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.

No total, o Brasil ganhou 16 medalhas (8 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze) em Lima alcançando a segunda colocação no quadro geral atrás somente dos Estados Unidos, com 33 (7, 14 e 12). Na sequência ficaram Jamaica com 17 (6, 5 e 6) e Canadá com 15 (5, 6 e 4).

A participação mostrou a força da equipe e dos principais atletas do País. Os oito ganhadores de medalha de ouro foram Darlan Romani (Pinheiros), no arremesso do peso, Alison dos Santos (Pinheiros), nos 400 m com barreiras, Ederson Pereira (Pinheiros), nos 10.000 m, Altobeli Santos da Silva (Pinheiros), nos 3.000 m com obstáculos.

Os outros oito com medalhas de ouro fizeram parte dos revezamentos campeões do 4×100 m: Rodrigo Nascimento (Orcampi Unimed), Jorge Vides, Derick Souza, Paulo André e Camilo de Oliveira (os três do Pinheiros), Andressa Moreira Fidelis (IEMA), Vitória Rosa (Pinheiros), Lorraine Martins (CT-Deo) e Rosangela Santos (Pinheiros).

Paulo André ainda ganhou prata nos 100 m, Vitória Rosa foi prata nos 200 m e bronze nos 100 m, e Altobeli levou a prata nos 5.000 m. Ficaram com prata também Caio Bonfim (CASO), nos 20 km marcha atlética, Andressa Oliveira de Moraes (Pinheiros), no lançamento do disco, e Augusto Dutra (Pinheiros), no salto com vara.

Também ganharam medalhas de bronze Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed), no 20 km marcha atlética, Fernanda Borges (IEMA), no lançamento do disco, e Eduardo de Deus (Orcampi Unimed) nos 110 m com barreiras.

Troféu Brasil de Atletismo: 740 atletas de 125 clubes

No total a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 740 atletas, representando 125 clubes, de 18 Estados e do Distrito Federal.

O Troféu Brasil volta a ser disputado este ano em quatro dias, o salto com vara feminino terá finais A e B e a grande maioria das provas será realizada no período da tarde e da noite. As mudanças foram feitas pelo Conselho Técnico da CBAt, visando resultados melhores dos atletas.

As provas de 20 km marcha atlética feminina e masculina serão as únicas disputadas fora do estádio, em circuito de rua, a partir das 8h do dia 31. Serão na Avenida Alpheu Grimello, com largada e chegada próximas ao número 700, ao lado do Lago do Taboão.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa